Programação cultural no Mercado Modelo

sábado, 3 de setembro de 2016

Viver o Mercado -  Cartão postal e cultural da cidade, o Mercado Modelo reabre suas portas e traz programação cultural como mais uma opção de lazer em Salvador

O Mercado Modelo que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde março deste ano está sob a administração da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Mattos, além de cartão postal, o espaço agora entra no circuito de atrativos culturais da cidade.
Além das intervenções estruturais, o equipamento ganhou uma programação cultural que promete transformar o Mercado Modelo em mais uma boa opção de lazer para Salvador. A proposta Viver o Mercado visa reativar esse espaço cultural e artístico e ponto de encontro e convivência com ações foram criadas para oferecer aos visitantes uma agenda diversificada que proporcione um ambiente de vivências culturais balizadas nas identidades culturais de Salvador e da Bahia.

A partir de setembro, será possível curtir um Pôr do Sol no Mercado, happy hour com música ao vivo no início das noites de sexta na área gastronômica.
Nas manhãs de sexta e sábado, o Segredos do Mercado promove visitas guiadas ao Mercado com participação de Baianas, caracterizadas com saias rodadas, panos da costa, torso na cabeça, bata e colares com cores de orixás, possibilitando aos turistas e visitantes dispor de informações sobre o Mercado, podendo registrar o momento da visita com fotografias, dividindo espaço com as tradicionais apresentações dos grupos de capoeira local.
Domingo é dia de Mercado! O Domingão no Mercado traz apresentações musicais itinerantes no térreo e primeiro andar.

Programação de abertura:
Sexta (16), às 10h, o cortejo Segredos do Mercado abre o projeto e a programação com participação de Baianas caracterizadas promovendo visitas guiadas pelo Mercado Modelo.

Às 18h, uma happy hour para lá de especial com Banda Cozinha Baiana dá início ao Pôr do sol no Mercado. O grupo apresenta um repertório autoral e composições de grandes nomes da música baiana como Dorival Caymmi, Assis Valente, Walmir Lima, edil Pacheco, Pixinguinha, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, entre outros.

Sábado (17), das 10 às 12h, o Segredos do Mercado leva os visitantes a um passeio turístico, conduzidos por Baianas caracterizadas numa visita guiada por todo o espaço do Mercado.

Na manhã do domingo (18), às 10h30, o Domingão no Mercado convida o público para curtir esse cortejo itinerante por todo Mercado, levando muita música ao som do Bahia Experimental, encontro de diversos percussionistas e músicos referenciais da percussão baiana representantes de diversas linguagens.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©