IGHB sedia duplo lançamento de livros

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

RICARDO FERREIRA LANÇA “O GRANDE BANQUETE” E GILENO FÉLIX O SEU LIVRO DE POESIA, DIA 16/09 - NO IGHB

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai sediar, no dia 16 de setembro, das 18h às 21h30, os lançamentos dos livros: O Grande Banquete: eles e elas e os risos do fado, de Ricardo Ferreira e O trem, a cidade e o cordel, de Gileno Félix. O encontro ainda terá a um Pocket Show musical com Alexandre Leão, Marcia Short e convidados. 

No novo romance O Grande Banquete: eles e elas e os risos do fado, Ricardo Ferreira conta a história de dois estudantes, um português, Carlos e uma brasileira, Lisa, que se conhecem no meio universitário português. É um romance para ser lido cuidadosamente, atento às nuances narrativas, aos desdobramentos dos fios narrativos, observando-se a força narrativa do autor. Nela se depreende uma linguagem bem elaborada e um excelente contador de histórias. É preciso estar atento às questões sociais trazidas por um fio reflexivo, quase filosófico, além das muitas sutilezas que a narrativa nos oferece sem perder de vista os fados, para não deixá-los aos “risos”, quando menosprezamos a vida. 

Multiforme é a viagem que se empreende na rica poesia de Gileno Félix. Nela se descobre um caminho ascensional em cada verso, em cada poema enfeixado no volume de O trem, a cidade e o cordel. Nos poemas de Gileno Félix se apreende um sujeito se confrontando com o mundo, se interrogando e inventando respostas no intuito de resolver suas contradições, e o poeta vai identificando-se com elas e seguindo em busca de um espaço vital através do qual revela sua capacidade de dizer em vários ritmos e sonoridades as realidades fundadas ao longo da sua caminhada.

Saiba mais sobre os autores:
O escritor Ricardo Ferreira nasce no ano de 1966, cresce e forma-se em Lisboa, no ano 1994 vem pela primeira vez à Bahia e começa a sentir os cheiros, tons e sabores, que mais tarde o trariam intuitivamente para Salvador. A sua atividade profissional sempre esteve muito ligada a estreitar relações políticas e diplomáticas entre os países Lusófonos, principalmente Angola, Brasil e Portugal. 

O escritor Gileno Felix nasceu Agosto de 1952 em Salinas da Margarida, Bahia, advogado de formação atividade que exerce ate hoje, dedicou um parte da sua vida na defesa dos mais desfavorecidos da sociedade, foi um dos fundadores do movimento de defesa dos favelados, compositor e musico com trabalho reconhecido nacionalmente.  
O evento tem entrada gratuita. Mais informações no site www.ighb.org.br ou sede do IGHB - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, e tel. 71 3329 4463 (das 13h às 18h). 

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©