Exposição de fotografia abre sexta no Palacete

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

PALACETE DAS ARTES RECEBE A EXPOSIÇÃO “QUASE REAL...”, DO FOTÓGRAFO PAULO MITTELMAN
Abertura acontece dia 9 de setembro, às 19h, no segundo pavimento do museu

O Segundo Pavimento do Palacete das Artes vai receber, na sexta (9 de setembro), às 19h, a exposição “Quase Real...”, do psicólogo e fotógrafo Paulo Mittelman. A mostra apresenta 65 fotografias com temáticas variadas de natureza, gente, visões e imagens construtivistas. “O meu trabalho fotográfico, em geral, é o resultado da repercussão ou ressonância do que está lá fora, em algum desvão do que se costuma chamar de realidade e todos os meus processos internos (vivências, lembranças, fantasmas). Isso certamente começa bem antes da captação da imagem, se desdobrando algumas vezes em um longo processo de edição. Quando as imagens resultantes vibram na percepção de quem às vê, meu trabalho se completa”, define Mittelman.

De acordo com o curador da exposição, o crítico Georges Racz, Paulo Mittelman, como costuma ocorrer, passou por várias fases. “Na Natureza ele rende-se à força que dela emana, sem por isso abrir mão dos rigores da composição e da harmonia. O mesmo sucede ao tratar das figuras humanas. A partir de visão plástica marcada, elas recebem revigorante sopro de vida. Na vertente construtivista, tão valorizada pelo autor, serve-se de apropriações geometrizantes, sem por isso tentar evitar a representação, revalorizada pela agudeza do olhar”.

Nascido em 1952, Paulo Mittelman é psicólogo clínico e fotógrafo, tendo começado a fotografar aos 16 anos. Aos 17, já havia montado um pequeno laboratório caseiro. Ingressou na Associação Brasileira de Arte Fotográfica (ABAF), em agosto de 2007, tendo conquistado a “Foto do Ano” modalidade Cor e “Foto do Ano” modalidade PB em 2008 e 2013 e 2015. Tem presença nacional e internacional no movimento fotográfico. Participa de Salões e Bienais e tem fotografias publicadas. Foi destaque na importante revista francesa Photo, com diversas presenças e, em 2010, venceu “Le Plus Grand ConcoursPhoto Du Monde” na categoria “Atitude Ecológica” com a fotografia “Resistência”.

A exposição estará em cartaz até o dia 9 de outubro, podendo ser conferida de terça a sexta, das 13h às 19h/sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h. “Creio que o público poderá gostar mais das imagens que reverberarem na vivência emocional de cada um. Pode ser o sorriso tímido da artesã (“Dona Maria Fazendo Arte”), o olhar desafiador da criança fantasiada (“Guerreira”) ou os detalhes do cotidiano que se vislumbra pela janela aberta de uma velha casa (“Da Beira da Estrada”), defende Mittelman.
O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

SERVIÇO: Exposição: “Quase Real...”, do fotógrafo Paulo Mittelman
Abertura: 9 de setembro, 19h/ Visitação: até 9 de outubro
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
Tel. 71 3117 6987 / Assessoria: 71 999745858 (Cleide Nunes)
Rua da Graça, 284 / Site www.palacetedasartes.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©