ABM realiza Mutirão de prevenção à DPOC

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A Associação Bahiana de Medicina (ABM) em parceria com a Prefeitura de Salvador, vai realizar a segunda edição do Mutirão de prevenção a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no próximo dia 15 de setembro, a partir das 09h, no Largo da Piedade. Com a realização de exames gratuitos para a população, a ação tem como objetivo o tratamento do tabagismo, mobilizar as pessoas e mostrar quais os primeiros sintomas da doença.

O evento contará com equipe da prefeitura fazendo testes de glicemia e aferindo a pressão arterial, além da integração com diversas faculdades. No dia da ação, as pessoas ainda poderão realizar avaliações com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e coordenadores de centros para controle de tabagismo. Dr. Guilhardo Fontes Ribeiro desenvolve essa ação nas periferias de Salvador em parceria com a prefeitura há 13 anos. Já com a ABM, a parceria está no seu segundo ano.

Durante o Mutirão de Prevenção à DPOC será oferecido, gratuitamente, o exame Espirometria, para avaliar, dar um diagnóstico precoce e nível de gravidade em fumantes com 40 anos ou mais e ex-fumantes, podendo ser encaminhado aos centros de tratamento próximos à sua residência. “A pessoa tem uma tosse, um pigarro, uma falta de ar, é fumante... Quando vamos fazer o exame, já tem DPOC. Se eu tratá-la, evito que ela tenha várias outras doenças que estão acopladas”, explica o pneumologista e diretor da ABM que está à frente do evento, Dr. Guilhardo Fontes Ribeiro.  

Sobre o ambulatório Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
O ambulatório de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) existe há 10 anos no Hospital Santa Izabel e conta com a liberação da Secretaria Estadual para a compra de medicações para controle da doença. Coordenado pelo Professor Dr. Guilhardo Fontes Ribeiro, o ambulatório tem sido excelência e referência na assistência ao paciente. Há 5 anos foi fundada a Associação Baiana de Portadores de DPOC, no ambulatório da DPOC, com reuniões mensais, sempre as últimas sextas-feiras do mês, na qual são convidados profissionais de outras áreas para palestrar. 

Serviço: Mutirão de prevenção à DPOC Quando: 15 de setembro, às 9h
Onde: no Largo da Piedade​, Salvador, Bahia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©