Poeta de Jequié participa de encontro na Colômbia e lança livro

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O XIV Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia e o II Parlamento Jovem acontecem de 24 a 27 de agosto de 2016, em Cartagena das Índias, organizados pela Associação de Escritores da Costa. A Bahia terá o poeta jequieense Valdeck Almeida de Jesus representando o Projeto Fala Escritor e a União Baiana de Escritores – UBESC. O jornalista fará lançamento internacional e leituras de seu livro "Ruta 66: Amores y Dolores de un poeta" (Editora Galinha Pulando, 2011), ilustrado por Daiane dos Santos, traduzido pela venezuelana Gladys Mendía e prefaciado pelo poeta angolano Walter "S", que apontou nos textos da obra questões sociais, perplexidades da vida, sonhos e realidades cruas de amores, dores e sofrimentos. "Ruta 66" faz alusão ao ano de nascimento do poeta e à Rodovia 66 americana que tem importância histórica, turística e cultural. Amores e dores do poeta são retratadas em poemas e ilustrações, retratando uma verdadeira viagem ao mundo romântico e íntimo de Valdeck Almeida.

Os dois encontros de escritores contam com vasta programação que inclui lançamentos de livros, recitais poéticos, leituras de trabalhos literários, bate papos, debates, além de almoços regados a muita alegria, poesia e literatura. Escritores de 16 países vão render homenagens a Jack London (Estados Unidos), Rubén Darío (Nicarágua) e Alfonso Bonilla Naary (Colômbia), no centenário da morte dos dois primeiros e no centenário de nascimento do último. Como em anos anteriores, o Parlamento continua com sua política de reconhecer o importante e significativo aporte de escritores e escritoras do continente e do país para as letras universais. 

O Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena, ainda, exaltará a obra dos escritores colombianos José Ramón Mercado  Romero (Ovejas, 1937), Ramón Illán Bacca Linares (Santa Marta, 1938) e Guiomar Cuesta Escobar (Medellín, 1950).

Valdeck Almeida de Jesus é ativista cultural, poeta, jornalista, editor, membro do Conselho Diretivo do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca - PMLLB de Salvador-BA, Membro-Fundador do Projeto Fala Escritor e da União Baiana de Escritores - UBESC, participa das academias de letras de Jequié-BA, Teófilo Otoni-MG dentre outras, frequenta os saraus de poesia em Salvador: Sarau da Onça, Sarau do Cabrito, Sarau do Gheto, Sarau da Paz, Sarau das Ruas, Sarau do Gato Preto, Sarau da Praça, Sarau da Juventude Ativista de Cajazeiras - JACA, dentre outros. Site www.galinhapulando.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©