FMB homenageará Aluízio Prata

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Com o objetivo de prestar homenagem ao ilustre professor pesquisador, no próximo dia 2 de setembro, às 19h, será afixado na parede da Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) o quadro óleo sobre tela feito pelo médico e artista plástico *Almério Machado Junior. A obra inédita se unirá aos demais retratos dos Professores Catedráticos ou Titulares da FMB desde o ano de 1808.
As montanhas de Minas Gerais guardam a força da natureza com a sua inovadora riqueza. E lá em Uberaba, o metal precioso se revelou em forma de Prata, mais precisamente com o nascimento de Aluízio Prata em 1920. Ele escolheu a medicina (ou a medicina o escolheu?) como oficio sagrado e o seu brilhantismo alcançou grande mérito na ciência acadêmica, precisamente no campo da Medicina Tropical ao ponto de ser reconhecido pela OMS Organização Mundial da Saúde como o especialista do assunto, tornando-se entre os anos de 1968 e 2009 o membro Titular do Comitê de Especialistas da OMS na cidade de Genebra (Suíça). Aloízio Prata faleceu aos 91 anos em 2011 e deixou um grande legado para a Bahia, Brasília, Minas Gerais e o mundo.

*Almerio Machado Jr. é pneumologista, mestre e doutor em Medicina e professor da EBMS Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública P  e da UNEB Universidade Estadual da Bahia  Faz da arte a sua forma de expressão e compreensão do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©