Fapesb comemora aniversário de 15 anos com programação diversificada

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Realizado na próxima quinta-feira (25), o evento conta com palestra, mesas de debate e entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico.

Mais de 200 editais e chamadas públicas, dando apoio a 7.500 projetos em diversas áreas do conhecimento e mais de 30 mil bolsas de pesquisas concedidas. Em 15 anos de atuação os números apontam o crescimento das ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia em prol na ciência, tecnologia e inovação. Nos últimos anos, a Fapesb investiu 614 milhões de reais em editais, e preocupada com a formação e qualificação de recursos humanos em C,T&I, disponibilizou cerca de 310 milhões de reais para o Programa de Bolsas.

Para celebrar estes marco, a Fapesb comemora 15 anos de existência com uma programação diversificada no dia 25 de agosto, que conta com palestra, mesas de debates e a entrega do 2º Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico. Pela manhã, a abertura do evento será feita no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, às 9h30, com a palestra “15 anos Fapesb: Resultados no fomento na criação e produção de bens e serviços inovadores”.

No Espaço Lazaretto, sede da Fundação, no bairro da Federação, acontecem, pela tarde, as mesas de debates. Às 14h tem “Divulgação Científica na Bahia: Cenário e Perspectivas”, com participação do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson Bittencourt, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti), Manoel Mendonça, do Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire, e do chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho.

Às 15h30 acontece a mesa “Percepções sobre Inovação no Nordeste: Novos Passos”, com o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Peter, com o presidente da Associação de Jovens Empreendedores do Estado da Bahia (AJE-BA), com Rubem Delgado, da Softex, e com o Diretor de Inovação da Fapesb, Lázaro Cunha. A solenidade comemorativa de entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, que consagrará um (a) pesquisador (a) da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias acontece às 17h, também na sede da Fapesb.

 Fundada em 27 de Agosto de 2001, com a missão de encurtar o caminho para a superação das desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação, a Fapesb é, hoje, protagonista no fomento à pesquisa no Estado da Bahia. Atualmente, a Fapesb dispõe de um novo portal, que apresenta um formato renovado e melhor navegabilidade, incluindo uma plataforma responsiva.

O Observatório Fapesb, lançado em maio, funciona como ferramenta que disponibiliza os dados referentes às bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), no período de 2012 a 2015. Há também o sistema de bolsas online, que, em tempo real, permite a consulta sobre o trabalho dos bolsistas, a vigência da bolsa e o perfil do orientador. O portal conta ainda com Transparência Fapesb, mais um esforço para tornar as informações sobre a execução orçamentária e financeira da Fundação mais acessíveis ao público.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©