Estudantes e pesquisadores baianos criam jogo ‘Calangos’

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Ambientado nas Dunas do Médio São Francisco, o game acumula seis mil downloads.
Alunos, pesquisadores e professores das universidades Federal da Bahia (Ufba), Estadual de Feira de Santana (Uefs), Católica de Santos (Unisantos) e da Presbiteriana Mackenzie se uniram e desenvolveram, em março de 2010, o jogo virtual Calangos. Agora, o grupo comemora a marca de seis mil downloads registrados.
Para além da função óbvia de entreter, o game, que é ambientado na região das Dunas do Médio São Francisco, no estado baiano, possibilita a estudantes enveredarem por um cenário com suficiente realismo, a fim de fornecer compreensão adequada dos processos ecológicos e evolutivos.
O jogador ocupa o lugar de um lagarto (três espécies estão disponíveis: Tropidurus, Eurolophosaurus e Cnemidophorus) e passa a disputar espaço com predadores, como as seriemas, e a procurar animais que integram a dieta dos personagens, a exemplo de formigas e aranhas. O vencedor é aquele que consegue sobreviver, alcançando a idade produtiva, aos 12 meses.
“Queremos dar ao jogador a sensação de que ele está nas Dunas do São Francisco. Para que os lagartos sobrevivam, ele precisará desenvolver estratégias, ao mesmo tempo em que se diverte, aprendendo sobre interações ecológicas, comportamento, fisiologia e diversos conceitos”, detalha Ângelo Loula, professor do Departamento de Ciências Exatas da Uefs e um dos coordenadores do projeto do jogo Calangos.
Desde o lançamento, em 2010, o jogo vem passando por constantes aperfeiçoamentos e novas versões foram lançadas, contemplando aspectos educacionais e de jogabilidade. A segunda fase do jogo inclui um editor de lagartos e as fases 3 (ecologia populacional) e 4 (evolução) estão sendo planejadas. “Calangos abriu uma nova fronteira de pesquisas e temáticas, pois, à medida em que investimos na elaboração do jogo, descobrimos que isso é um tema em aberto”, constata Loula.   

O site http://calangos.sourceforge.net/ contém todas as informações referentes - desde os nomes que integram a equipe responsável a um documentário que explica a criação do game - ao jogo e permite que o visitante baixe ‘Calangos’ e conheça o projeto. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©