Dia Nacional de Combate ao Fumo - Hipnose pode ajudar pessoas a pararem de fumar

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O uso desenfreado do cigarro pode causar sérios danos à saúde, dentre eles o câncer de pulmão. De acordo com informações do INCA, este é justamente o segundo tipo de tumor maligno com maior incidência no mundo. No Brasil, a estimativa é de que 28.220 novos casos surjam até o final deste ano. A melhor forma de evitar a estatística é a prevenção. Técnicas alternativas, como o uso da hipnose, podem diminuir significativamente a vontade de utilizar o cigarro. O alerta é da psicanalista e hipnoterapeuta, Shirley Moraes, no mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.  

A técnica é muito utilizada nestes e outros casos, para trabalhar os sintomas dos pacientes, enquanto eles estão em transe. A grande vantagem é a redução da quantidade de sessões para sentir eficácia no tratamento. Dados da Organização Mundial de Saúde dão conta de que 90% da população mundial é suscetível à hipnose – o que corrobora com a importância do uso da técnica para mudar hábitos e costumes dos pacientes.

De acordo com Shirley Moraes, durante uma sessão, o paciente entra em um estado alterado de consciência e relaxamento profundo, com o senso crítico afastado e uma "superconcentração" em um único foco, de maneira natural ou induzida por um profissional. “Quando o processo é conduzido, o hipnotizador faz sugestões para que sejam usadas no pós-hipnose. No caso de um fumante, as sugestões podem ser no sentido de parar de fumar, por exemplo; conduções para regressão, para chegar até os motivos que levaram àquele hábito, dentre outros recursos”, explica a especialista.  

A técnica é segura e pode ser usada como tratamento auxiliar ao clínico, sem restrição de idade.  “A hipnose só não é recomendada para pessoas que não sabem distinguir o real do imaginário, a exemplo do esquizofrênico. Para identificar o perfil do paciente é feita uma anamnese (entrevista) que possibilita obter mais informações, escolher e preparar o tratamento mais eficaz para o caso”, afirma a especialista.

Hipnose Rápida
Não é somente no consultório de um psicanalista que a hipnose pode ser útil. A técnica pode ser usada ainda por dentistas, com pacientes que tem medo de fazer procedimentos nos dentes; na fisioterapia, para diminuir ou tirar a dor; como forma de perder peso, dentre outras opções. Quanto mais rápido a pessoa conseguir entrar em transe, maior tempo o terapeuta terá para trabalhar as sugestões. Pensando nisso, Shirley Moraes, que também dirige o Nitidamente Instituto, recebe no mês de setembro (24 e 25), o também hipnoterapeuta e membro da International Hypnosis Association, José Elísio, para ministrar curso sobre o tema.

A capacitação, voltada para profissionais como advogados, dentistas, médicos, dentre outros interessados, já está com inscrições abertas e podem ser feitas através do e-mail: 'cursos@nitidamente.com'. O Instituto fica no CEO Salvador Shopping, sala 2404, Torre Londres, Av. Tancredo Neves, 2.539, Caminho das Árvores, Salvador – BA. Mais informações, através dos números (71) 4101-2016 ou 98519-2326 (Whatsapp).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©