César Romero recebe medalha Thomé de Souza na Câmara Municipal de Salvador

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Reconhecido por divulgar a diversidade da cultura baiana para o mundo, o artista plástico, crítico de arte e psiquiatra, César Romero, recebeu a outorga da Medalha Thomé de Souza, em solenidade realizada, nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Salvador, pelos 50 anos de atuação. A homenagem, concedida a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à cidade, foi aprovada por unanimidade pela Casa. A indicação foi de autoria da vereadora Kátia Alves, que realizou a entrega da honraria.

Com a arte pautada em elementos despretensiosos, César Romero faz registros de festas populares, símbolos afros e objetos simples, levando ‘visibilidade ao invisível’.  “A Bahia é uma cidade colorida e fazemos parte da sua história e dos seus ritos. A grande questão é saber olhar e destacar toda essa beleza”, afirmou o artista ao descrever a técnica que vem utilizando há cinco décadas e que marcou a personalidade artística. “Você não precisa ler a minha assinatura. Meu trabalho tem a minha identidade. É autoral”.

Foi justamente a forma despojada de expor as ideias e cheia de cores, que tornou César tão conceituado na área, segundo Kátia Alves. Durante discurso de entrega da Medalha, ela lembrou de toda a trajetória do artista, e sobre a amizade entre eles, que teve início na década de 70. “A entrega dessa Medalha é um reconhecimento a este homem que valoriza nossa identidade em todo o país e no exterior. César é baiano, nordestino, brasileiro e universal”, destacou.

Além da vereadora, também compuseram a mesa de entrega da Outorga o administrador e psicólogo organizacional, Victoriano Garrido; o médico oncologista e artista visual, José Henrique Barreto; o artista plástico e ex-diretor da Escola de Belas Artes da UFBA, Juarez Paraíso; o pintor, desenhista, curador e crítico de arte, Justino Marinho; a ex-professora de História da Arte da UFBA, Maria Helena Flexor; e a produtora cultural, documentarista e biógrafa, Renata Rocha.
Crédito: Agnaldo Andrade

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©