Aula de percussão grátis no Irdeb

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

 IRDEB RECEBE JOVENS DE PROJETOS SOCIAIS PARA AULA DE PERCUSSÃO DO RUMPILEZZ
Projeto Rumpilezzinho | Laboratório Musical de Jovens  apresenta Live Stream de aula ministrada pelo maestro Letieres Leite com transmissão ao vivo pelo portal IRDEB e recebe jovens músicos no Teatro do IRDEB

 Jovens de projetos sociais de Salvador e da Fundac participam, na próxima terça-feira, 23.08, a partir das 14h, no Teatro do IRDEB, de duas aulas interativas de percussão ministradas pelo maestro Letieres Leite pelo Projeto Rumpilezzinho | Laboratório Musical de Jovens. O evento, uma parceria entre o IRDEB e o Rumpilezz, também será transmitido pelo portal do IRDEB www.tve.ba.gov.br. Participam na plateia, ao vivo, jovens do Grupo Étnico e Cultural da Bahia, do Bairro da Paz, da Unidade Case Salvador – FUNDAC, do projeto Bankoma – Terreiro Filhos da Gomeia, de Lauro de Freitas, do Terreiro Ilê Axé Opo Ofunjá, do São Gonçalo do Retiro, do Ilê Aiyê – Banda Erê, do Curuzu e do Terreiro Ilê Omi Axé Iyamassê - Run Alabé, do Gantois. A primeira aula acontecerá das 14h às 15h e a segunda das 15h45 às 16h45. Os internautas são incentivados a interagir e participar através das redes sociais com perguntas e comentários através do facebook.com/rumpilezzinho.

Teoria e prática serão apresentadas por Letieres Leite, que contará com a participação de instrumentistas das turmas Alpha e Beta do projeto. Sidney Argolo, coordenador do Grupo Étnico e Cultural da Bahia e instrutor de música em mais dois dos projetos, enfatiza que a TVE e o IRDEB estão contribuindo para construção de um Brasil diferente, e que a abertura das portas do instituto para os jovens e a transmissão ao vivo são uma integração positiva. “Ajuda a difundir a potencialidade desses jovens da periferia, dando a eles direitos e garantias que não são expostas no grande mercado musical e cultural”. Para Vivaldo Benvindo, um dos diretores do Ilê Aiyê, essa iniciativa do IRDEB é muito boa. “Uma experiência para os meninos que têm muito talento e precisam desse estímulo e oportunidade”. Já Damile Silva, que é artesã do Grupo Étnico Cultural da Bahia e mãe de dois jovens que participam do projeto, considera muito importante o IRDEB abrir esse espaço. Segundo ela, as crianças e os jovens terão a oportunidade de conhecer de perto o maestro Letieres Leite e valorizar ainda mais a música que fazem no projeto do Bairro da Paz, além de ser um grande prazer para comunidade participar dessa aula.  

Utilizando pela primeira vez o Live-Stream, o IRDEB juntamente com o Projeto Rumpilezzinho democratiza o acesso a esse material de conhecimento musical.  O compositor e pesquisador Letieres Leite, criador do projeto, utiliza a metodologia de educação musical para formar jovens músicos de Salvador. Utilizando o método UPB (Universo Percussivo Baiano) as aulas englobarão a metodologia e sua aplicação prática na música brasileira. O sistema de Letieres traz a matéria de transmissão de claves e desenhos de ritmo do universo percussivo baiano para instrumentos e abre uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia.  O projeto conta com o incentivo e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, da VIVO, Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Governo do Estado, Bahia, Terra-Mãe do Brasil. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©