Toque de Casa apresenta coleção Catarina do Brasil

sábado, 16 de julho de 2016

Importante figura considerada mãe biológica da nação brasileira inspira nova coleção da Toque da Casa.

“Mãe das mães brasileiras, o esteio e a origem da família no país”. Essa frase dita pelo Dom Abade Manoel do Amaral e por Dom Bernardo, na missa de celebração religiosa pelos quatrocentos e dez anos da sua morte em 2010, (em 2016 comemora-se os 416 anos) descreve a importância que a índia Catarina Paraguaçu exerceu sobre um Brasil ainda em processo de descobrimento.
Considerada um dos maiores símbolos femininos da história do país, por ter exercido um papel fundamental na integração das raças que formam o povo brasileiro, a índia cuja coragem e determinação são descritos nos arquivos de época, serve de inspiração para a nova coleção da Toque da Casa, intitulada Catarina do Brasil, com lançamento dia 19 de julho, das 14h às 19h.
Movida sempre por fortes homenagens e constantemente retratando temas importantes no universo contemporâneo, a Toque da Casa, mais uma vez inova, trazendo para o cerne da sua construção estética as lembranças e significação de uma personagem icônica na formação historiográfica do povo brasileiro. E é com contentamento que o casal Tatiana Amorim e Leandro Reis receberão amigos, imprensa, designers e arquitetos numa tarde de celebração, com Buffet assinado pelo chef Luan Moura.

A NOVA COLEÇÃO
Ao investigar os traços e características da índia baiana Catarina Paraguaçu, entregue como “presente” ao português Diogo Álvares Correia, conhecido como Caramuru, e por conta desse encontro, torna-se sua esposa e importante figura  no estabelecimento de alianças entre os Tupinambá e os portugueses, a Toque da Casa resgata uma história muitas vezes esquecida, adormecida e faz-se lembrar com a força da figura que permeia o imaginário popular em torno de Catariana Paraguaçu, utilizando como forma de retratação o universo da decoração, de móveis, objetos, cores e formas que sintetizam a essência forte e marcante de uma índia, cuja cultura não se perdeu no passado.
“A referência indígena foi o ponta pé inicial para o tema da coleção, diante do interesse e curiosidade pelos caminhos que levam à miscigenação, buscando na própria história da Catarina Paraguaçu um importante elo que liga as raças e suas formações, já que a sua própria trajetória foi feita de misturas em cruzamentos culturais”, revela Tatiana Amorim.
O foco da Toque da Casa, é também,  mostrar uma Bahia elegante, inteligente, moderna, mas sem perder as influências do passado, que se revelam pela própria história, extremamente atuais, explica um dos responsáveis pelo projeto, o decorador Bruno Carvalho, que há 4 anos assina as produções em parcerias da Toque da Casa. 
A decoração da loja está entregue à brasilidade, tendo o verde e o amarelo como cores mestras, que se misturam ao preto, cocares de índio, de uma forma inusitada e exclusiva. Os ambientes refletem uma atmosfera romântica, com a mistura de peças de renomados designers, criando uma miscelânea estilística. Tons dourados poderão ser notados em vários pontos da loja, fazendo alusão ao Barroco, estilo nato do período em que Catarina permaneceu na Bahia.

NOVOS DESIGNERS EM ASCENÇÃO
Um dos destaques da nova coleção da Toque da Casa é também o lançamento de novos designers, a exemplo de Bruno Faucz, com a peça 14bis, especialista em design criativo e Sérgio Matos, este último, será o responsável pelo “tempero” da Catarina Paraguaçu. Natural do Mato Grosso, de Paranatinga, uma cidade pequena considerada o Portal da Amazônia, próximo ao parque do Xingu, características decisivas na concepção dos trabalhos do design, que sofre forte influência da cultura indígena.
Há também a Carol Gay, que desenvolve um trabalho moderno em vasos. As cerâmicas levam a assinatura da capixaba, radicada em São Paulo, Heloisa Galvão, especialista em impressões fotográficas, entre outras técnicas  e Carolina Delleva que irá decorar alguns ambientes com as impressionantes cabeças vasos, além de tapetes confeccionados no  Piauí, trazendo mais identidade regional à mostra. A coleção ainda conta com a Poltrona Era, de Eduardo Bortolai e a Linha Magno, assinada por Fernando Zanardi.

VITRINE TATIANA MELO
A vitrine leva assinatura da arquiteta Tatiana Melo, que se destaca no cenário da arquitetura por projetos com um teor elegante de simplicidade, associado às novas tecnologias, o que acaba por proporcionar um toque cosmopolita às suas criações. Na vitrine de lançamento da Coleção Catarina do Brasil, Tatiana idealizou uma sala de jantar, cuja a cadeira de cabeceira será substituída por uma poltrona de pendurar, estilo balanço, assinada pelo design Sérgio Matos, intitulada, “Arupemba”, fazendo uma singela e confortável alusão as redes de balançar usadas pelos índios. 
Um balcão Tetris, do design Mula Preta, confeccionada com uma madeira nobre, chamada de Pau Ferro, irá compor o espaço. O revestimento da parede será feito com palha indígena, criando um laço afetivo em toda a decoração com o tema central da coleção, exaltando e fazendo referência aos povos indígenas e a grande mãe Catarina Paraguaçu ou Catarina do Brasil. Nesse ambiente será exibido um vídeo, coordenado por Rodrigo Andrade, do Estúdio Roda, que contempla todos os lançamentos dessa nova coleção e todo contexto do evento.

 Serviço:- CATARINA DO BRASIL - Lançamento da Nova Coleção da Toque da Casa 
Quando: 19 de julho,terça, das 14 às 19h
Onde: Alameda das Espatódeas, 220 – Caminho das Árvores – Salvador/BA
 Site da Toque da Casa: http://www.toquedacasa.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©