S. Rafael ministra tratamento em medicina nuclear

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Equipe da Medicina Nuclear do Hospital São Rafael recebe treinamento internacional

Pesquisador dos Estados Unidos está na capital baiana para falar das novas tecnologias no segmento

O Hospital São Rafael (HSR), um dos centros de referência em medicina nuclear do país, realiza, até a próxima sexta-feira (15.07), um ciclo de treinamentos sobre novas tecnologias para a Medicina Nuclear. O objetivo é transferir para o Brasil práticas já consolidadas em outros países, mas ainda incipientes ou inexistentes em clínicas e hospitais brasileiros.

O treinamento para a equipe de físicos médicos e de médicos do HSR está sendo ministrado pelo físico e pesquisador, Tinsu Pan, do MD Anderson Cancer Center, em Houston, nos Estados Unidos. O MD Anderson é uma referência mundial no diagnóstico e tratamento do câncer.

Novas Tecnologias

A visita do pesquisador à Bahia acontece por meio de uma cooperação técnica entre o HSR e a Agência Internacional de Energia Atômica para a transferência de novas tecnologias médicas para o Brasil. Esta parceria foi firmada pelo São Rafael com o apoio da Radtec, grupo de físicos médicos especialistas em Medicina Nuclear.Dentre as atividades, serão abordadas também oportunidades de incorporação de tecnologia no Nuclearis, software de gestão para medicina nuclear desenvolvido pelo consórcio entre HSR, Radtec e CNPq, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais de cinco pesquisadores internacionais já visitaram o Hospital São Rafael desde 2015, proporcionando o conhecimento e a aquisição de práticas mais avançadas no atendimento aos pacientes. “Já conseguimos um grande avanço no controle da exposição à radiação dos pacientes e na qualidade das imagens clínicas. Paralelamente, criamos uma inovação tecnológica por meio de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Nuclearis, software dedicado para Medicina Nuclear, que visa qualidade e segurança dos exames. As inovações já estão disponíveis para o público atendido no São Rafael e tem beneficiado os pacientes, uma vez que permite usar menos radiação, melhorando a qualidade das imagens”, afirma o físico médico do HSR, Marcos Machado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©