Quinteto Villa-Lobos encerra primeira edição do projeto Brasil Orquestral

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Mais importante grupo nacional de música de câmara
faz apresentações na CAIXA Cultural neste fim de semana

Considerado o mais importante grupo brasileiro de música de câmara, o Quinteto Villa-Lobos encerra a primeira edição do projeto Brasil Orquestral, realizado pela Maré Produções Culturais, com apresentações de 22 a 24 de julho,  sexta a sábado, às 20h e domingo, às 19h. A iniciativa é voltada para a valorização da música clássica e aproximação do público com o gênero, contando com a curadoria do Maestro Carlos Prazeres, que também faz intervenções didáticas que apresentam aspectos do repertório do concerto para o público. As noites ainda contam com intervenções coreográficas da bailarina Bárbara Barbará.
Com casa cheia e lotação esgotada em todas as quatro etapas do projeto, Brasil Orquestral promove um encontro do público com a música clássica na Bahia, dialogando com grandes grupos do Brasil, a exemplo do Quinta Essentia Quarteto, do Quarteto Carybé e Quarteto Radamés Gnatalli. Os espectadores responderam bem aos concertos, que além de música, trouxeram movimento, cor e bom humor, quebrando a visão austera que se tem com a música clássica.

Quinteto Villa-Lobos – Com 54 anos de atividades ininterruptas, o Quinteto Vila-Lobos preserva seu alto grau de musicalidade. Fundado em 1962, desde então esmera-se na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações. O Quinteto Villa-Lobos é formado por Rubem Schuenck, flauta; Luis Carlos Justi, oboé; Paulo Sergio Santos, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote.
Em sua discografia podemos destacar os CDs: Quinteto em Forma de Choros (Kuarup Discos), Fronteiras e Quinteto Villa-Lobos Convida(Rio Arte Digital), Um Sopro Novo (Selo Radio MEC), A Obra de Câmara para Sopros de Heitor Villa-Lobos (ABMDigital), Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974(Selo Radio MEC), agraciado com o Prêmio BR-Rival em 2008, Villa-Lobos – um clássico popular (Kalamata), em 2009 , Ernesto Nazareth  (Kalamata) em 2011 e Rasgando Seda (Selo SESC-SP) neste ano, com obras de Guinga – indicado recentemente ao Grammy Latino.
Em 2001 e 2009 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo de Câmara nacional. Em 2006 foi premiado pela Funarte e realizou turnê com 12 concertos pelo Nordeste, além de ter encerrado a Copa da Cultura com concerto em Berlim, Alemanha.


Serviço
Música – Quinteto Villa-Lobos, com intervenções de Carlos Prazeres
Data: de 22 a 24 de julho de 2016
Horário: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Vendas a partir das 9h das sextas-feiras, para todas as apresentações de cada fim de semana.
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: não recomendado a menores de 16 anos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©