OSBA dá concerto gratuito neste domingo

quarta-feira, 27 de julho de 2016

ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA PRESTA HOMENAGEM AO
COMPOSITOR ALEMÃO RICHARD STRAUSS NO CONCERTO #VIVASTRAUSS
Apresentação gratuita será neste domingo, às 17h30, no Santuário de N.S. de Fátima (Garcia)
Um dos mais importantes e admirados compositores e maestros do Século XX, o alemão Richard Strauss (1864-1949), será homenageado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) no concerto #VIVASTRAUSS, com estreia confirmada para o próximo domingo31 de julho, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Colégio Antônio Vieira (Garcia), às 17h30.  A entrada é gratuita. O concerto terá a regência do maestro e pianistaEduardo Torres e contará com a participação de Carlos Prazeres (oboé), atual curador artístico e regente titular da OSBA, como solista; além de Jean Marques (fagote) e Pedro Robatto (clarineta). Neste concerto, a OSBA vai destacar duas peças do grande compositor: o Concerto Para Clarineta e Fagote e o Concerto em Ré Maior Para Oboé e Pequena Orquestra.      
A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Seu atual curador artístico e regente titular é o maestro Carlos Prazeres. Criada em 1982, a OSBA consolidou-se como um dos mais conceituados conjuntos sinfônicos brasileiros. Na sua vasta trajetória, destacam-se apresentações com grandes estrelas do canto lírico, como Luciano Pavarotti e Montserrat Caballé; companhias de dança como os balés russos Kirov e Bolshoi, além de músicos de nível internacional, a exemplo de Jacques Morelenbaum, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Maria João Pires, Cristina Ortiz, Ray Lema e Hélène Grimaud, entre outros.
RICHARD STRAUSS – Filho de um trompista da Ópera de Munique, Strauss desde cedo estudou música, começando a compor aos 12 anos. Em 1886, escreveu seu primeiro poema sinfônico, "Aus Italien", iniciando com sucesso a sua carreira de compositor, criando, principalmente, as óperas. Compôs "Don Juan", "Morte e Transfiguração", "Assim falou Zaratustra", "Dom Quixote" e "Uma vida de Herói". Além de grande compositor e maestro, Strauss foi diretor da Ópera Real de Berlim e, em 1919, nomeado diretor da Ópera de Viena. Ele criou também o famoso Festival de Salzburgo, na Áustria. Strauss regeu pela última vez em 1949, nas comemorações de seu 85º aniversário e, no mesmo ano, faleceu com problemas cardíacos.

SERVIÇO:
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA (OSBA) – CONCERTO #VIVASTRAUSS
Regência: Eduardo Torres
Solistas: Carlos Prazeres (oboé); Jean Marques (fagote), Pedro Robatto (clarineta).                                                                  Data: 31 de julho (domingo) Horário: 17h30 ENTRADA GRATUITA
Local: Santuário de N. S. de Fátima do Colégio Antônio Vieira (Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©