Musical Caymmi no TCA

terça-feira, 5 de julho de 2016

ESPETÁCULO MUSICAL “CAYMMI, DO RÁDIO PARA O MUNDO
É A ATRAÇÃO DE JULHO DO PROJETO DOMINGO NO TCA
Espetáculo do Teatro NU, com direção de Gil Vicente Tavares, conta a trajetória do mestre Dorival Caymmi

Uma celebração do centenário do cantor e compositor, criador da atmosfera mítica da Bahia. Este é o musical Caymmi, Do Rádio para o Mundo, com direção e dramaturgia de Gil Vicente Tavares, que faz apresentação no dia 10 de julho (domingo), na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 11h, dentro do projeto DOMINGO NO TCA. A montagem visitará a atmosfera das canções do artista baiano, num espetáculo que remonta sua trajetória do músico e sua história que se confunde com a criação da música brasileira contemporânea. Esta é a mais nova produção da Maré Produções Culturais, criação artística do Teatro NU.

Esta montagem baiana celebrou o centenário do cantor e compositor em 2014. Sem estar preso à cronologia da história de Dorival Caymmi, o espetáculo vai perpassar momentos como o encontro do músico baiano com sua eterna musa, Stella Maris, além de evocar canções fundamentais como MarinaSó Louco  e João Valentão.

Leveza, poesia e humor darão o tom do espetáculo, que envolverá o espectador num mosaico sobre o mestre, mas também sobre a própria Bahia. Segundo o diretor, Caymmi chegou rapidamente ao sucesso e a montagem vai mostrar esse caminho, como os encontros e a amizade com Jorge Amado e a relação criativa, o convite de Assis Chateaubriand para cantar na rádio e a gravação de O que é que a baiana tem, por Carmem Miranda.  “Escolher as músicas que entrariam no espetáculo foi uma tarefa dificílima, porque toda obra de Caymmi é de extrema qualidade. Resolvi fazer uma enquete nas redes sociais, perguntando aos amigos o que não poderia faltar. Também fiz uma consulta a músicos que conhecem profundamente o repertório do compositor e eles deram várias indicações. Contei com ajuda de Letieres Leite, Ivan Bastos, Jussara Silveira entre tantos nomes que me deram boas opiniões” revela o diretor e dramaturgo Gil Vicente Tavares.

Segundo o encenador, “o espetáculo prioriza a música, a atmosfera de mar, vento, dos sons da natureza que permeiam os temas de Caymmi. No palco, além dos atores-cantores, teremos três músicos, com violão/guitarra acústica, percussão e clarinete”. A direção optou por explorar as habilidades de um elenco que fica à vontade com canto e com a troca de personagens. “O espetáculo propõe um jogo com os atores, que trocam de personagens para contar a história de Caymmi, intercalando com as músicas de forma leve e descontraída” explica Gil.

O musical traz um elenco que reúne Diogo Lopes FilhoMarcelo PraddoLeandro Villa, além da cantora Cláudia Cunha. A direção musical é assinada por Luciano Bahia, renovando uma parceria criativa com Gil Vicente Tavares, que também confirma a colaboração com Eduardo Tudella, que realiza a concepção de cenário e iluminação. Os adereços e figurinos são de Zuarte Jr e as coreografias da bailarina e coreógrafa Bárbara Barbará.

Ficha Técnica
Texto e direção - Gil Vicente Tavares
Coordenadora de Produção: Fernanda Bezerra
Produtora: Jordana Feitosa
Assistência de Direção e Coreografias - Bárbara Barbará
Iluminação e Cenário - Eduardo Tudella
Direção Musical - Luciano Bahia
Figurinos e Adereços - Zuarte Jr.
Elenco: Cláudia Cunha, Diogo Lopes Filho, Leandro Villa, Marcelo Praddo
Realização Maré Produções Culturais. 

SERVIÇO: DOMINGO NO TCA APRESENTA: “CAYMMI – DO RÁDIO PARA O MUNDO”
Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves (Pç. Dois de Julho, Campo Grande)
Data: 10 de julho (domingo) Horário: 11h Ingressos: R$ 1,00/R$ 0,50
Vendas: Somente no dia, a partir de 9h, com acesso imediato do público.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©