Fábio Vilas-Boas é empossado na Academia de Medicina da Bahia

quinta-feira, 7 de julho de 2016


Dr. Fábio Vilas-Boas, cardiologista e secretário de Saúde do Estado, foi empossado ontem, como membro da Academia de Medicina da Bahia, em solenidade bastante concorrida na Reitoria da UFBA. Muitas autoridades presentes, entre elas, o Governador Rui Costa, o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo. Muitos deputados federais e estaduais, colegas de secretaria e profissão, amigos e familiares, lotaram o salão nobre.

Fábio Vilas-Boas ocupa a partir de agora a cadeira de número 41, cujo patrono é o médico e ex-reitor Edgard Santos, fundador da Universidade da Bahia, que depois se transformou em Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A saudação ao novo Acadêmico foi feita pelo confrade Prof. Dr. Roberto José da Silva Badaró, e a sessão foi conduzida pelo Presidente da Academia de Medicina da Bahia, Prof. Dr. Almério de Souza Machado.

Os cumprimentos e coquetel de confraternização sob a batuta da promoter Lícia Fábio, aconteceram no Palácio da Aclamação.


Dr. Fábio Vilas-Boas é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1990). Após quatro anos de Residência em Clínica Médica e em Cardiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e no Instituto do Coração - InCor ? da mesma Universidade, deu início a sua carreira profissional como médico responsável pelo Serviço de Cardiologia Não-Invasiva do Hospital Aliança, em Salvador-BA. Seu interesse pela área de insuficiência cardíaca o levou a obter o Doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002). Sua linha de pesquisa desenvolvida no Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, em cooperação com o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, da FIOCRUZ-BA, culminou com a primeira experiência mundial de células tronco no tratamento da Cardiopatia Chagásica e com a obtenção de vários prêmios nacionais e internacionais de pesquisa, destacando-se o Young Investigator Award 2005 da Heart Failure Association - European Society of Cardiology, Melhor Trabalho Científico do Congresso Brasileiro de Cardiologia 2003, Melhor Trabalho Científico do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca 2004, Melhor Trabalho publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia 2006.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©