Dia Nacional do Escritor será celebrado pela Funceb

quarta-feira, 20 de julho de 2016


No dia 25 de Julho será lançado Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar/2016 e inscrições para Oficina de Edições Cartoneras

No dia 25 de julho é celebrado o Dia Nacional do Escritor. A data será comemorada na próxima segunda-feira com duas ações realizadas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), através da Coordenação de Literatura/Dirart: Lançamento do Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2016 e a aberturade inscrições para Oficina “Edições cartoneras: produção alternativa de livro”, com o Coletivo Tear, de Pernambuco, e que tem como uma das propostas, a criação de um selo cartoneiro na cidade de Salvador.
O evento de Lançamento do Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2016 acontece naBiblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia, às 17h, com a presença da diretora da Funceb, Fernanda Tourinho, do gerente do Instituto Sacatar, Augusto Albuquerque, e de escritores que foram selecionados pelo Edital, Marielson Carvalho (edição 2014) e Tom Correia (edição 2015), além de Luciany Aparecida, que participou do processo seletivoem 2015 e foi convidada pelo Sacatar a fazer residência no local.
Sobre a residência
Pelo terceiro ano consecutivo esta parceria Funceb / Sacatar oferece uma vaga especial para artistas da palavranesta residência artística. "O Sacatar é uma residência aberta a todas as nacionalidades e os baianos não precisam sair do país para ter uma experiência internacional riquíssima, que pode inclusive gerar futuras inserções de projetos de levem ao exterior", avalia o administrador Augusto Albuquerque, destacando que, além da oportunidade para criação e produção, vários contatos são feitos, e ali nascem muitas amizades entre artistas residentes.
Tom Correia, que em sua temporada na ilha de Itaparica, no Sacatar, desenvolveu o projeto Crônicas de um mar sem fúria, entende que “uma residência artística proporciona um impacto e um salto qualitativo enormes no processo criativo, que pode se enveredar por outras formas de expressão”. No caso dele, o Instituto Sacatar, além de inspirar a escrita de crônicas, despertou a fotografia. “Ninguém sai o mesmo após um período de retiro criativo. Você deixa a residência em termos físicos, mas ela permanece reverberando", conclui.
“O princípio é a criação e como primeira etapa dos elos da rede produtiva, sabemos o quanto é importante cuidar do tempo e espaço destinados a este princípio. É essencial dar importância ao tempo da criação do artista, tanto quanto à sua formação, produção, difusão”, considera Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura da FUNCEB. Ela aindadestaca a importância desta parceria entre a Funceb e o Sacatar, "É uma continuidade muito importante, que pode trazer benefícios grandes, a médio e longo prazo, para a literatura da Bahia".

Sobre a Oficina
As inscrições para a Oficina "Edições cartoneras: produção alternativa de livro", com aulas ministradas pelo Coletivo Tear, de Pernambuco, serão gratuitas e abertas no dia 25 de Julho, seguindo até 3 de agosto (https://goo.gl/e8TI1o). As aulas irão acontecer de 15 a 19 de agosto, das 14h às 18h, na Sala Multimeios daDIMAS, Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris).
A proposta da oficina são debates a respeito do mercado editorial brasileiro e a necessidade de democratização da cadeia produtiva do livro, além da confecção de livros artesanais, agregando valores sustentáveis, artísticos e literários.
Artistas, editores, estudantes, produtores e coletivos culturais, mediadoras/es da leitura e demais interessadas/os podem fazer inscrição. Os facilitadores são Katarina Barbosa, Stephany Metódio, Alexandre Revoredo, do Coletivo Tear, de Garanhuns, Pernambuco.
O coletivo Tear faz parte de uma nova geração de artistas que buscam criar, fomentar e solucionar problemas relacionados à produção artística, a partir da junção de linguagens, do trabalho colaborativo e do empreendedorismo cultural, em consonância com um movimento que se expande em vários lugares do Brasil e do mundo. A proposta do grupo é fomar uma rede, com cada componente contribuindo com um fio para tear. O coletivo é responsável pela Editora Cartonera "Severina Catadora".

Serviço:
25 de julho - Dia Nacional do Escritor
Lançamento do Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2016
Quando: 25 de julho, segunda-feira, das 17h às 19h
Onde: Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia - 
Av. Sete de Setembro, 1809 - Corredor da Vitória


Abertura de inscrições para Oficina “Edições cartoneras: produção alternativa de livro”
Quando: 25 de julho a 03 de agosto
Onde
https://goo.gl/e8TI1o


Informações: 71 - 3324-8507 / literatura.funceb@funceb.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©