Câmara homenageia primeira mulher meste de obras

sábado, 9 de julho de 2016

Maria do Amparo Xavier dos Santos, assim se chama a primeira mulher mestre de obras da Bahia, Hoje, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Amparo, foi condecorada nesta sexta-feira, com a comenda Maria Quitéria da Câmara Municipal de Salvador. A honraria foi proposta pela deputada Fabíola Mansur, quando era vereadora, e depois foi encapada pelo vereador Sílvio Humberto (PSB).

" Maria do Amparo possui o mesmo espírito libertário e revolucionário de Maria Quitéria, por isso conceder a horaria que além de uma homenagem, é também uma forma de reconhecer a história de luta de uma mulher que ao começar a trabalhar no setor de construção civil rompeu barreiras na década de 70.

Ela é pioneira e abriu caminhos para que hoje outras mulheres possam ser reconhecidas e respeitadas como profissionais da construção civil, uma mulher a frente do seu tempo”, diz o vereador Sílvio Humberto.

Ao som da música Maria, Maria, de Milton Nascimento, o Coral da Câmara, regido pelo maestro Carlos Veiga, recebeu Maria do Amparo quando foi conduzida ao Plenário Cosme de Farias pela mãe, Maria José.

Além do vereador, da deputada e de Maria do Amparo, saudaram a homenageada e compuseram a mesa da solenidade a secretária estadual de Política para as Mulheres, Olívia Santana; a superintendente municipal de Políticas para as Mulheres, Mônica Kalile; o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e vice-presidente da Força Sindical, Nilson Bahia; o diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-Ba), Emerson Gomes; e a advogada do Sintepav, Iraci Souza.
Para a entrega da honraria foram convidadas a filha Cristiane e as netas Amanda e Vitória.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©