Simpósio sobre Cirurgia Reconstrutiva no Othon

sexta-feira, 3 de junho de 2016

SIMPÓSIO DISCUTE TÉCNICAS DE CIRURGIA RECONSTRUTIVA

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional Bahia, realiza neste sábado (04.06) o Simpósio de Reconstrução de Membros e Troncos e Feridas Agudas e Crônicas. O evento vai acontecer durante todo o dia no Hotel Othon Palace, e terá como convidados especiais os doutores João Recalde Rocha e Pedro Bijos, cirurgiões plásticos do Instituto de Traumato-Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro.

Segundo a presidente da sociedade na Bahia, Cristina de Menezes, o curso servirá como uma atualização em cirurgia reconstrutiva nas áreas dos Membros e do Tronco, com a apresentação de todas as opções disponíveis hoje no mundo aos cirurgiões plásticos. Um dos assuntos apresentado no curso será o tratamento de feridas com novas tecnologias, a exemplo dos substitutos cutâneos e terapia por pressão negativa (curativo a vácuo). E as reconstruções após traumas graves ou ressecções de tumores, que podem ser tratados com transplantes de tecidos, através da técnica de microcirurgia.

A técnica de reconstrução cirúrgica mudou a face da medicina na segunda metade do século passado. Segundo Cristina de Menezes, muitos pacientes não tiveram seus membros amputados por conta do advento da microcirurgia reconstrutiva, que avançou bastante desde a década de 1970. “Muitos tumores considerados fora de possibilidade terapêutica passaram a ter um tratamento mais radical levando muitos pacientes a cura”, afirma a especialista.

Com a chegada do São João, os cirurgiões plásticos, costumam ter bastante trabalho. Isso em função da má utilização de Fogos de Artifício no período junino. “Infelizmente é comum atendermos pessoas que sofrem amputações graves, tais como amputações de dedos ou até mesmo da mão ou braço em função destas bombas estourarem inadequadamente”, afirma Cristina Menezes. A cirurgia reconstrutiva também corrige deformidades congênitas graves.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©