Rolé Brasil – Salvador

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Uma inesquecível aula de história a céu aberto chega à capital baiana

Após três anos de sucesso e mais de 70 km de caminhada no Rio de Janeiro, o “Rolé” finalmente ganha as ruas de outras cidades do país. Consagrado como uma das melhores aulas a céu aberto sobre a cidade, o Rolé Carioca já atingiu mais de 15 mil pessoas e chega a cinco novas capitais em 2016. O passeio histórico-cultural não poderia deixar de passar pelas belas ruas centenárias de Salvador. Assim, no dia 18 de junho, a capital baiana recebe a edição nacional do Rolé. O Rolé Brasil – Salvador, realizado pelo Estúdio M’Baraká com patrocínio da Estácio, manterá a mesma estrutura e perfil em todas as cidades por onde passará: passeios descontraídos, olhares atentos para a história e arquitetura da cidade, professores especialistas nos assuntos abordados e acesso gratuito. Na edição soteropolitana, o passeio começará na Praça 2 de Julho e irá até a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, dando um rolé por seu circuito de museus e instituições culturais.

Os passeios, elaborados pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio, expõem fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de cada região. Os professores prometem um passeio descontraído e convidam para um rolé pela alma encantadora das ruas que tanto dizem sobre a identidade da cidade. Mas sempre com um olhar contemporâneo e linguagem coloquial, permitindo que o público se aproxime da história da cidade.

O objetivo do projeto é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Acreditando neste premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional. Em Salvador, a Fundação Gregório de Mattos se tornou parceira do projeto.

Para a equipe do Rolé, a cidade é ambiente multidisciplinar e os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente... sobre a alma e a identidade da cidade.” Sobre as diferenças de sotaque, Isabel Seixas, do Estúdio M’Baraká  adianta: “Se no Rio, Salvador e BH é Rolé e em São Paulo, Floripa e Fortaleza a gente vai de Rolê, tudo bem, o convite é o mesmo. Vamos dar um passeio descontraído por ai!”

Salvador  – Corredor Vitória

O Corredor da Vitória existe desde a fundação da Cidade do Salvador. Era parte do caminho que ligava a Cidadela, fundada por Thomé de Sousa, à antiga Vila de Pereira Coutinho. No século 19, possuía iluminação a gás, abrigava casarões da nobreza baiana, de diplomatas estrangeiros e de muita gente ilustre. Foi transformado em uma bela alameda no início do século 20, com o alargamento da antiga avenida. A área é parcialmente tombada, estando a Paróquia Nossa Senhora da Vitória e a área em um raio de 300 metros a partir dela salvaguardados pelo IPHAN. Outro dado histórico importante: a praça do ponto de encontro, chamada Praça 2 de julho, é uma referência ao dia da vitória definitiva contra os portugueses e a efetivação da Independência do Brasil na região. Salvador foi uma das cidades mais importantes nas lutas pela independência. Hoje o Corredor da Vitória é considerado nobre. A região reúne uma bela vista, memórias e histórias da cidade, é cheia de museus e centros culturais: um caminho maravilhoso para curtir o Rolé Brasil.

Roteiro:
·         Praça 2 de Julho
·         Teatro Castro Alves
·         Goeth Institut
·         Sala de Arte Cinema do Museu
·         Museu de arte da Bahia
·         Residência Universitária da UFBA R1
·         Museu Carlos Costa Pinto
·         Paróquia Nossa Senhora da Vitória

Ainda em 2016, Salvador receberá mais um Rolé, no dia 19 de novembro. Além disso outras quatro cidades receberão o Rolé Brasil, conforme agenda a seguir.

As cidades visitadas e suas respectivas datas
13/08 – Florianópolis
20/8 – Fortaleza
10/9 – São Paulo
17/9 – Belo Horizonte
8/10 – Florianópolis
22/10 – São Paulo
12/11 – Fortaleza
19/11 – Salvador

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©