OSBA no Palacete das Artes

terça-feira, 14 de junho de 2016

OSBA APRESENTA “FOLIA BARROCA” NO PALACETE DAS ARTES,
SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO CARLOS PRAZERES
O concerto será no dia 18/06, sábado, às 18h30, com entrada gratuita


A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza nova apresentação no Palacete das Artes (Rua da Graça), no próximosábado, 18 de junho, às 18h30, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da orquestra, a OSBA vai interpretar o Concerto “Folia Barroca”, que contará ainda com aparticipação do solista Tota Portela (flauta).  O repertório de “Folia Barroca” tem como destaque quatro peças de alguns dos mais importantes compositores europeus do período: Antonio Vivaldi (1678-1741), L'estro Armônico Op.3 No. 11 - Concerto para 2 Violinos e Cello em Ré menor RV;565, G.P. Telemann,  Abertura-suíte em Lá Menor para Flauta (Recorder), cordas e contínuo TWV 55:a2; G. F. Händel (1685-1759), Concerto Grosso Op. 6 No. 6 em Sol Menor HV 324e de Johann Sebastian Bach(1685-1750),  Suíte Orquestral No. 1 em Dó Maior BWV 1066.

A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA),através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

VIRTUOSISMO - A música Barroca corresponde à época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera“Orfeo”, com o italiano Claudio Monteverdi, no início do século XVII, até a morte de Bach, no século XVIII. Nesse período, a música instrumental passou a ter importância igual à da música vocal; os compositores e intérpretes criaram ornamentações musicais mais elaboradas e exuberantes; os ritmos mais enérgicos e melodias complexas, com muitos contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves. Ao mesmo tempo, eles aperfeiçoaram instrumentos e criaram outros, como o cravo e o órgão. Na época, surgiu também o virtuosismo, no qual o artista talentoso explora ao máximo o seu instrumento musical.

SERVIÇO:

ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA (OSBA)- CONCERTO “FOLIA BARROCA”
Regência: Maestro Carlos Prazeres
Solista: Tota Portela (flauta)
Onde: Palacete das Artes, Rua da Graça,  289, Graça
Quando: 18 de junho, sábado
Horário: 18h30
Entrada gratuita – sujeita à lotação do espaço 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©