Marinha comemorá Batalha de Riachuelo

terça-feira, 7 de junho de 2016


151º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo é comemorado em Salvador


No dia 10 de junho, às 10h, na sede do Comando do 2º Distrito Naval, será realizada a cerimônia cívico-militar alusiva aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, que contará com o tradicional desfile militar e a imposição das condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares.
Como parte das comemorações, em evento preliminar, às 08h, será realizada uma aposição floral no monumento aos mortos da Guerra do Paraguai, situado à Praça Riachuelo (antiga Praça Conde dos Arcos), em frente à Associação Comercial da Bahia.
Além das cerimônias, os seguintes eventos compõem as comemorações da Batalha Naval do Riachuelo, em Salvador:
07/JUN: concerto da Banda de Música do 2º Distrito Naval no Cine Teatro SESC Casa do Comércio (para convidados);
11/JUN: Rústica Natatória e Competição de Stand Up Paddle – Troféu Batalha Naval do Riachuelo, na praia de Inema;
11 e 12/JUN: visitação pública a navios da Esquadra, no porto de Salvador (14 às 17h);
12/JUN: 34ª Corrida Rústica Riachuelo, com largada e chegada no Farol da Barra; e
14 e 15/JUN: campanha de doação de sangue de militares voluntários da Marinha do Brasil.

A importância histórica da Batalha Naval do Riachuelo – Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do trecho argentino do Rio Paraná.
Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.
Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra.
Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©