Festival aproxima estudantes das artes cênicas no Solar Boa Vista

terça-feira, 14 de junho de 2016


Cerca de 90 alunos da rede oficial participarão do I Festival Estudantil A Zona Em Cena

Cerca de 90 estudantes de escolas públicas da região de Brotas irão ocupar diferentes funções de palco e bastidores no I Festival Estudantil A Zona Em Cena – Teatro e Juventude Ocupando Cena e Comunidade, que irá movimentar o Cine Teatro Solar Boa Vista, nos dias 16 a 19 de junho, quinta a domingo, a partir das 18h. Depois de 80 horas de formação em Dramaturgia; Elementos visuais para a cena; Construção da Personagem; Musicalidade na Cena, meninos e meninas transformarão seus aprendizados nos espetáculos De Olho na Zona e Solarium. O evento também contará com exposição fotográfica de Diney Araújo, apresentando para o público registros do processo formativo.
Com objetivo de aproximar adolescentes e jovens do fazer teatral, foram oferecidas oficinas teóricas e práticas como Colégio Estadual Góes Calmon; Colégio Estadual Luis Viana, Colégio Estadual Cosme de Farias e Escola Municipal Aristides Novis, alcançando as comunidades de Engenho Velho de Brotas, Cosme de Farias, Ogunjá, Polêmica, Candeal de Baixo, Candeal de Cima I, Candeal de Cima II e Campinas de Brotas.
De acordo com Jeferson Albuquerque, diretor artístico do projeto, “O projeto tem alcançado resultados incalculáveis na realização dos sonhos desses adolescentes e esses têm adquirido técnicas para além do palco, mas para a vida. Com as quatro oficinas teatrais os jovens tiveram a oportunidade de criar coletivamente os espetáculos com base em suas vivências individuais. Um misto de arte e vida”.
Espetáculos - Serão apresentados dois espetáculos, construídos em conjunto com os estudantes a partir das vivências das oficinas. “SOLARIUM, trata de um lugar que não existe no mapa e há décadas não vê a luz do sol. Onde algo misterioso decretou a permanência das trevas depois que muros foram colocados para separar os moradores. Na trama, ainda que a cidade seja fictícia, seus personagens mostram uma realidade muito próxima do mundo em que vivemos” explica o diretor artístico. 
O segundo espetáculo DE OLHO NA ZONA apresenta um olhar bem-humorado sobre situações vividas na nossa cidade através de notícias aparentemente "surreais" apresentadas por um jornalista clownesco. “São três situações que viram notícia e todas elas são permeadas por muita música (compostas pelo próprio elenco) e uma boa dose de ironia” acrescenta Albuquerque.
Além das duas montagens, o Festival abre espaço para que outros talentos das comunidades também possam pisar no palco, oferecendo o “Momento Talento”, no qual grupos artísticos das comunidades e escolas mobilizadas terão uma oportunidade de mostrar células de seus trabalhos, no intervalo entre os espetáculos.

Serviço
I Festival Estudantil A Zona Em Cena

Dia 16, quinta-feira
Ensaio Aberto, a partir das 18h30
Espetáculo De Olho na Zona
Dias 17 e 18, sexta e sábado
18:30 às 19:30 – Espetáculo De Olho na Zona
19:30 às 20h - Momento Talento
20h até 21h -  Espetáculo Solarium

Dia 19, domingo
17 às 18:00 - Espetáculo De Olho na Zona
18:00 às 18:30 - Momento Talento
18:30 às 19:30 – Espetáculo Solarium

Entrada franca.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©