Escola de Dança da Funceb encerra o semestre com mostras

terça-feira, 21 de junho de 2016

O projeto #DançaEmMovimento – Bahia, desenvolvido por alunos e com professores convidados, ocupa a instituição na retomada de aulas em julho

A Escola de Dança da FUNCEB está encerrando o semestre letivo com mostras de alunos e, nesta segunda-feira (20), formandos realizam ensaios abertos. A Escola retoma aulas no início de julho, com um calendário de atividades especiais. O projeto #DançaEmMovimento – Bahia, desenvolvido por  alunos do Curso Técnico em Dança da instituição, acontecerá de 18 de julho a 15 de setembro.

Na programação, estão confirmadas aulas e oficinas com os professores: Robert Campelo (dança afrobrasileira), Marcelo Fiuza (jazz e dança moderna), Bruno de Jesus (dança contemporânea), Kadu Fragoso (dança/teatro), Marcos Ferreira (dança moderna e contemporânea), Uzinho Cavalcante (street jazz), Thiago Cohen (dança/poesia), Marcelo Falcão (dança de salão), Marcos Costa (exposição tela viva).

Aulas gratuitas de diversos estilos de dança, oficinas, música, teatro, batalha all style e muito mais, além de manifestações artísticas, exposições e bate-papo abordando diversos temas de interesse do artista, ocuparão a Escola, pertencente ao Centro de Formação em Artes – CFA, da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Arte potencializada - Lyu Barbosa, Meirejane Lima e Douglas Rodrigues, alunos idealizadores do projeto, apresentam a programação, destacando que este momento será utilizado para potencializar a arte, através da conexão e trocas de conhecimentos entre as diversas linguagens artísticas que integram o projeto. Esta iniciativa também visa levar a arte para além da escola de Dança da FUNCEB, alcançando também as comunidades das quais os alunos fazem parte.

Diretora do CFA, Marle Macedo considera que os alunos, ao criarem este projeto, crescem como artistas, crescem como profissionais, e a escola ganha porque está recebendo esta proposta. “O CFA acolhe totalmente o projeto, pois considera que ele atende a todos os processos de formação em arte, e entrega à sociedade um novo modelo de ação, especialmente porque é criada pelos alunos”.

Semestre letivo - Os Cursos Livres (do período noturno) e a turma do quinto semestre da Educação Profissional começam as aulas no dia 4 de julho, sem alteração no calendário. Os alunos do Curso Preparatório (vespertino) retomarão as atividades na segunda quinzena de julho.

O processo administrativo que tem por objeto a realização de seleção simplificada (REDA) para a contratação de professores para a Escola de Dança está em tramitação, com previsão de publicação para a primeira semana do mês de julho. Após realização do Concurso serão iniciadas as aulas do Curso Profissional.

Sobre a Escola de Dança - Fundada em 1984 e instituída como a primeira escola pública do gênero no país no( norte nordeste), a Escola de Dança da FUNCEB atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança. Conveniada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Escola mantém suas atividades alinhadas às políticas dos ministérios da Cultura e da Educação, reconhecendo as artes e a cultura em geral como medidas fundamentais e enriquecedoras para a vida social e a educação. A instituição atende uma média anual de 1.500 alunos, entre crianças, jovens e adultos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©