Coaching vocacional pode ajudar jovens a escolher carreira

segunda-feira, 27 de junho de 2016


A escolha da carreira é um momento decisivo e conflitante para muitos adolescentes. O número de alunos que desistem, trocam de curso ou solicitam transferências internas nas faculdades é grande, chegando a atingir entre 40% e 50% dos estudantes. Para ajudar jovens na escolha de sua carreira, o coaching vocacional tem ganhado cada vez mais adeptos. O processo estimula o aluno a ir além de simplesmente escolher uma profissão, incentivando-o a pensar na carreira de forma mais ampla e a construir um verdadeiro projeto de vida.
De acordo com a Coach de Carreira para Jovens, Marina Aquinho, o papel do coaching vocacional é estimular seus coachees (clientes) diante dos desafios, proporcionando descobertas sobre si e sobre o mundo que o cerca. “O processo proporciona a descoberta de interesses, valores e visão de mundo, facilitando a escolha profissional mais confiante e assertiva. Além disso, o coaching apoia o jovem na criação de estratégias para passar no vestibular, melhorando sua motivação e qualidade de estudo”, afirma.
Marina Aquino explica que uma das perguntas que os jovens fazem com mais frequência está relacionada com as profissões que dão mais dinheiro. “Sempre digo que realização profissional não se resume a quanto se ganha, mas está ligada à possibilidade de trabalhar com o que se ama fazer. É muito mais fácil alcançar a realização profissional descobrindo suas paixões do que apenas pesquisando mercados promissores. Em resumo, a melhor profissão do momento é a que mais combina com você”, diz.
Entre as dicas da especialista em coaching vocacional que podem ajudar o adolescente em sua escolha profissional estão encontrar uma relação entre o que gosta de fazer e a profissão que pensa em seguir; pesquisar sobre as profissões, conhecendo mais de perto a rotina de trabalho dos profissionais; analisar a grade curricular dos cursos de interesse, avaliando as disciplinas e visitar os sites das faculdades em busca de mais informações. “Além de tudo isso, investir em um processo de coaching vocacional pode fazer toda a diferença neste momento tão importante na vida do jovem”, destaca.
O processo inclui 10 sessões semanais de aproximadamente uma hora e 30 minutos, além de uma sessão de análise comportamental. O método, baseado no Instituto de Coaching de Carreira (IMS), segue cinco etapas: autoconhecimento; planejamento e ação (preparação para o vestibular e clarificações sobre o futuro que se pretende construir); pesquisa sobre profissões e cursos; avaliação e autonomia (continuar seguindo o método após o fim do processo). O atendimento do coach pode ser feito nas modalidades presencial ou online.
O coaching é um processo de orientação de pessoas e de equipes em busca de resultados, seja no âmbito profissional ou pessoal. É exercido pelo coach – aquele que conduz o processo – para o cliente, chamado de coachee. O coaching, diferentemente de consultoria ou psicoterapia, é um processo de descobertas do próprio coachee voltado para a sua realidade e seu futuro. O coach procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para as suas questões e a orienta à autodescoberta através da interatividade.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©