Análise do Desenho de Árvores será tema de curso em Salvador

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Capacitação é promovida pelo NitidaMente Instituto e será realizada nos dias 15 e 16 de julho

Indivíduos que passaram por um trauma na infância, ou em qualquer fase da vida, e até hoje não conseguem falar sobre o assunto, ou que sofreram algum tipo de violência e não sabem como verbalizar, podem ter o desenho como recurso para sua expressão. Aprender a identificar esses sentimentos a partir do desenho da árvore é o objetivo do curso de Anamnese Pictográfica, que será realizado pelo NitidaMente Instituto, nos dias 15 e 16 de julho, em Salvador.

O curso será ministrado por Antônio Carrilho, psicanalista clínico, didata, professor e especialista em anamnese pictográfica. O público-alvo é formado por psicanalistas, psicólogos, professores, interessados no conhecimento sobre a mente humana e o inconsciente, além de todos aqueles que necessitam realizar anamneses em sua rotina de trabalho.

De acordo com Shirley Moraes, psicanalista e diretora do NitidaMente Instituto, além da anamnese inicial, existem momentos durante a análise em que o desenho pode auxiliar bastante. Um exemplo é quando o paciente não consegue falar o que pensa, mas expressa o que precisa através do desenho.

“Outro local em que essa análise pode ser bastante útil é na escola, onde, por vezes, o processo pedagógico apresenta desafios em virtude do emocional. Não que o professor deva assumir a função terapêutica, mas é importante que ele tenha conhecimento para sinalizar o responsável sobre uma possível necessidade de avaliação psicológica ou multidisciplinar", explica Shirley.

Programação

No primeiro dia do curso, sexta-feira (15), será abordado o entendimento básico das tópicas freudianas (1ª e 2ª tópica de Freud), a importância de uma boa anamnese, o perfil psicográfico na psicanálise e o desenho como expressão do inconsciente. Já no segundo dia (16), será trabalhada a escolha da árvore como desenho padrão, as leituras psicanalíticas na interpretação da árvore, os componentes da análise pictográfica na árvore - Raiz, tronco, copa, folhas, flores e frutos, entre outros temas.

Serviço
O quê: Curso de Análise do Desenho da Árvore (Anamnese Pictográfica)
Quando: 15 e 16 de julho
               Sexta à noite (15) – das 18 às 22h
               Sábado (16) - das 9 às 18h
Onde: NitidaMente Instituto - CEO Salvador Shopping, sala 2404, Torre Londres, Av. Tancredo Neves, 2.539, Caminho das Árvores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©