Vice-almirante Cláudio Portugal é homenageado na Camara

quarta-feira, 18 de maio de 2016


O vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, Comandante do 2º Distrito Naval recebeu a Medalha Thomé de Souza na Câmara Municipal de Salvador ontem à noite  no Plenário Cosme de Farias.

Compuseram a mesa, as seguintes autoridades: Ex-ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho; o vice-almirante Arnon Lima Barbosa; o general de Divisão, Racine Bezerra Lima Filho; o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa; o coronel Ridauto Lúcio Fernandes - representando o general Artur Costa Moura; o comandante da Base Aérea, Marcelo Lobão Schiavo; o chefe da Casa Militar da Bahia, coronel Carlos Augusto Gomes e Silva; o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Anselmo Brandão; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo e o vereador Waldir Pires (PT).

 A homenagem foi requerida pelo vereador Henrique Carballal (PV), através da Resolução nº 2.467/16. Em seu discurso, Carballal, disse que a Câmara reconhece a importância do trabalho do vice-almirante e das Forças Armadas. “É com currículos como este, que esta Casa reconhece ao ofertar por unanimidade a mais alta honraria da cidade do Salvador, que é a Medalha Thomé de Souza”, ressaltando que o homenageado “eleva o nome do português fundador desta cidade”.

A honraria foi entregue ao vice-almirante Cláudio Portugal por sua esposa, Márcia Cristina Viveiros. 
Em seu discurso o homenageado, falou: “Este gesto cordial da Câmara ao oferecer-me sua mais alta honraria me alegra, me orgulha e me enche de gratidão, principalmente, por esta Medalha levar o nome do fundador desta cidade secular”, " compartilho esta Medalha com os demais oficiais".
 
A Banda da Marinha do 2º Distrito Naval executou o Hino Nacional.

Antes de assumir o 2º Distrito Naval, em 2015, Cláudio Portugal de Viveiros, trabalhou como diretor de Portos e Costas, no Rio de Janeiro (RJ); comandante do Navio de Desembarque-Doca “Ceará”; diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha; assessor-chefe de Operações, Organizações e Material do Gabinete do Comandante da Marinha e como diretor do Centro de Inteligência da Marinha.

O 2º Distrito Naval engloba os estados da Bahia, Sergipe, parte do norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco. Entre as principais atribuições do Comando do 2º Distrito Naval estão as de coordenar e controlar as atividades de patrulha e inspeção naval, efetuar socorro e salvamento marítimos; controlar a movimentação de meios navais, nacionais e estrangeiros; além de executar operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais.

Crédito: Valdemiro Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©