Mostra Cine Corpo no ICBA foi prorrogada

sexta-feira, 27 de maio de 2016

~ ESTENDIDA! ~
Mostra “Cine Corpo” faz instalação com curtas-metragens de Leonardo França
Com entrada franca, os filmes “IFÁ” e “Laje do Céu” são exibidos na Galeria de Arte do Goethe-Institut Salvador/ICBA, integrando temporada de circulação na Bahia de criações dos artistas do Dimenti


 
Foi estendida até o dia 5 de junho a permanência da mostra “Cine Corpo” na galeria do Instituto Cultural Brasil Alemanha – Goethe-Institut Salvador/ICBA, no Corredor da Vitória. Dança, cinema, movimento, processos, percepções e transmutações são os conceitos que transformam dois curtas-metragens de Leonardo França – “IFÁ” (2015) e “Laje do Céu” (2012) – numa instalação a ser assistida numa galeria de arte. A visitação é gratuita, das 9h às 18h30.

Ambos os filmes refletem a atitude da direção, montagem e roteiro de Leonardo França, artista que cruza diferentes atuações como diretor, ator, coreógrafo e performer. Ele trabalha com a ideia de “argumento detonador”, ao invés de um roteiro prévio tradicional. Essa escolha orienta o interesse por uma criação processual, na qual uma situação detonadora conduz as cenas seguintes.

Com produção de Gabriel Pedreira, “IFÁ” é um filme feito a partir de um jogo de búzios. Um filme como jogo, um jogo como filme. “Laje do Céu” é um docdança que constrói observações coreográficas de Itiúba, no sertão baiano, habitada por games, vaqueiros, motoboys, cactos e internet. O curta passeia pelas contradições de uma cidade do interior do Brasil, num tempo que avança retornando e retorna avançando. Neste lugar real e imaginário, o retrovisor da memória traz vento na cara, no vestido e no espelho.

A mostra integra uma temporada de circulação de repertório dos artistas-gestores da Dimenti Produções Culturais, como parte de “Móbile”, projeto de manutenção do grupo que completa 18 anos em 2016. Além dos filmes, os espetáculos “Souvenir”, de Jorge Alencar, e “Desastro”, de Neto Machado, voltaram a encontrar plateias baianas neste mês de maio.

MANUTENÇÃO DE GRUPO: Fundada em 1998 em Salvador, Bahia, a Dimenti Produções Culturais é um ambiente de criação artística e de produção cultural que articula campos como teatro, dança, cinema, curadoria e comunicação. Os artistas-curadores-produtores que estão à frente do coletivo são Ellen Mello, Fábio Osório Monteiro, Jorge Alencar, Leonardo França e Neto Machado. Ao longo desses 18 anos, o Dimenti já se configurou também como um grupo artístico, e hoje se dedica à gestão das criações de seus membros, assinando projetos autorais e também atuando como produtora de iniciativas de outros realizadores. “Móbile”, projeto de manutenção de ações continuadas do Dimenti, tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e Secretaria de Cultura da Bahia.

MÓBILE apresenta: “MOSTRA CINE CORPO” em Salvador
Quando: Até 5 de junho, 9h às 18h30
Onde: Galeria de Arte do Goethe-Institut Salvador/ICBA (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
Realização: Dimenti
Apoio: Goethe-Institut Salvador/ICBA | Villa Salute | Escola Contemporânea de Dança
Apoio financeiro: FUNCEB | Fundo de Cultura | Secretaria da Fazenda | Secretaria de Cultura | Governo da Bahia
Facebook: www.facebook.com/dimentiproducoes | Instagram: @dimentiproducoes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©