Maior festival de rock do mundo no Brasil

terça-feira, 24 de maio de 2016

Bixiga 70 toca no Festival Glastonbury e lança turnê "Copan Connection Tour 2016""
Banda integra o line up do maior festival de rock a céu aberto do mundo no dia 24 de junho
Rompendo a barreira do popular formato de banda brasileira com vocalista, o Bixiga 70 chama a atenção da crítica especializada mundial a cada novo trabalho. Suas músicas autorais cheias de orquestrações, sedimentadas em experiências no território de fusão da música instrumental africana, latina e do oriente, viagens psicodélicas, sons dos terreiros,  dinâmicas jazzísticas e os ritmos brasileiros, fazem da big band, uma das principais referências para entender a música instrumental brasileira do século XXI.
Engana-se, quem pensa que seus dez integrantes seguem uma mesma frente musical. Formada a partir de  da união de vários músicos da cena paulistana, no bairro boêmio do Bixiga, mais precisamente na Rua Treze de Maio, 70, seus músicos buscam estreitar os laços entre passado e futuro, através de uma linguagem cosmopolita e despretensiosa, dos diversos estilos que povoam o imaginário de cada um.
As apresentações ao vivo, sempre marcadas pela energia e sem limites para o improviso, renderam ao Bixiga 70 convites para grandes festivais no país, como a Virada Cultural, Rec Beat, Conexão Vivo, Coquetel Molotov, Porto Musical, Festival de Inverno de Garanhuns, Sampa Jazz Fest e muitos outros. Em julho de 2013, a banda segue em uma prestigiada turnê pela Europa e faz shows em cinco países. Os shows no “Roskilde Festival” (Dinamarca) e no “Aux Heures d’Eté” (França), ampliam o número de fãs e ganham destaque nos principais veículos europeus.
No ano de 2014, o grupo é um dos premiados no “25º Prêmio da Música Brasileira”, na categoria revelação e segue em nova tour internacional. O grupo rompe barreiras e se apresenta em novas capitais europeias – Berlim, Bruxelas, Paris, Londres e o primeiro show em solo africano, no Mawazine Festival, em Marrocos.
Em 2015, o coletivo instrumental representa o Brasil no globalFEST ( renomado festival dedicado à world music, que acontece em Nova York) e apresenta o seu compacto “100%13”, além dos dois discos anteriores “Bixiga 70- volume I” e “Bixiga 70- volume II”. No mesmo ano, lança o seu terceiro álbum, “Bixiga 70- volume III”, assim como os trabalhos anteriores, produzido pela própria banda e mixado por Victor Rice.
Resultado das experimentações desenvolvidas durante a mixagem do último álbum da banda, The Copan Connection (lançado pelo selo alemão Glitterbeat) traz versões desconstruídas das músicas de III (2015), segundo o estilo jamaicano do dub: ecos, reverberações e dinâmicas que atravessam o baixo e bateria bem marcados, numa viagem psicodélica cheia de texturas e ritmo. A associação entre o som instrumental dançante do conjunto e a técnica do mago Victor Rice resulta numa sonoridade única com poder para tanto balançar as pistas de dança como levar a mente para longe, contemplando diferentes mudanças a cada audição num caleidoscópio sonoro. A capa é assinada pelo artista MZK, responsável pela arte dos outros três discos da banda paulistana.
 
O Bixiga 70 optou por uma lado musical nunca antes explorado, na música instrumental nacional, e com isso definiu uma sonoridade de vanguarda que se tornou sua marca registrada. Entre os meses de junho e julho desse ano, o grupo parte em nova turnê internacional.

Na nova tour, o Bixiga 70 atravessa o oceano e desembarca no maior festival de rock do mundo, o Festival Glastonbury, no dia 24 de junho. Evento raro na história do festival inglês, uma banda brasileira instrumental é  escalada para compor o line up do evento, por onde já se apresentaram nomes como o David Bowie, Paul McCartney, Radiohead, Metallica, Arctic Monkeys, Neil Young, U2, The Rolling Stones, The Who, Adele, Amy Winehouse, Bruce Springsteen e muitos outros.
 
 Críticas  imprensa estrangeira:
 
“De cair o queixo e abrir os ouvidos. Uma experiência sonora completamente nova e única, leva a música afro-brasileira a outra dimensão” Existente Music Blog 
“Uma das melhores bandas da nova safra influenciada pelo Afrobeat” **** Revista THE WIRE (UK)
“Emoções puras da musica instrumental” Radio NPR (USA)
“Um interessante som novo de Afrobeat vem do Brasil!” Financial Times (UK)
“Um som envolvente do inicio ate o fim” **** Revista Mojo (UK)
“Com Bixiga 70, o Afrobeat achou sua casa no Brasil” **** Revista Songline (UK)
“Bixiga 70 é mais criativa que a maioria das bandas influenciadas pelo Afrobeat, usando elemento de musica brasileira, dos Caribe, e de varias parte da Africa” ****The Guardian (UK)
“Uma trilha musical maravilhosa dos anos 70 perdida nas profundidades da floresta amazônica” Revista Les INROCKUPTIBLES (France)
“Bixiga é mais que uma banda local de Afrobeat, e já pode ser considerada uma banda de importância internacional” **** The Evening Standard (UK)
 
Críticas imprensa nacional:
 
“Banda Bixiga 70 apresenta disco composto a 20 mãos” (Ilustrada – Folha de São Paulo)
“Sai o aguardado terceiro disco da super orquestra de afrogrooves Bixiga 70” – (Segundo Caderno – O Globo)
“Bixiga 70 aprofunda ritmos em novo álbum” (Revista Brasileiros”
“Bixiga 70 lança novo disco e afirma: “Nunca desviamos o olhar da música brasileira” (Revista Noize)
“O novo disco também traz uma mudança em relação às composições, que desta vez foram realizadas em estúdio, ao contrário dos discos anteriores, quando eram compostas entre ensaios e passagens de som.” (Trabalho Sujo)
“Bixiga 70 – III” dá polimento ao afrobeat da “big band” sem perda de energia” (O Dia – RJ)
“Bixiga 70 cruza fronteiras e pode tocar em Glastonbury em 2016” (Revista Rolling Stone Brasil)
“Bixiga 70 lança segundo disco e evolui com novas influências” (Revista Rolling Stone Brasil)
 
 
 
Cronograma de apresentações:
 
02.06 - CIRCO VOADOR - RIO DE JANEIRO - BR
03.06 - SESI - SOROCABA - BR
04.06 - SESI - PIRACICABA - BR
18.06 - SESC VILA MARIANA - SÃO PAULO - BR (LANÇAMANTO OFICAL LP)
19.06 - SESC VILA MARIANA - SÃO PAULO - BR (LANÇAMANTO OFICAL LP)
23.06 - SCALA - LONDON - UK
24.06 - GLASTONBURY FESTIVAL - GLASTONBURY - UK
25.06 - COPACABANA FESTIVAL - SINT AMANDSBERG - BE
26.06 - MUNDIAL - TIBURG - NL
29.06 - LENT FESTIVAL - MARIBOR - SLO
30.06 - TROPICAL TIME WARP - BERLIN - DE
01.07 - FUSION FEST - LARZ - DE
03.07 - JAZZ A VIENNE - VIENNE - FR
07.07 - COPENHAGEN JAZZ FEST - COPENHAGEN - DK
09.07 - NORTH SEA JAZZ FESTIVAL - ROTTERDAM - NL
16.07 - INSTRUMENTA - feat.ORLANDO JULIUS - BRASILIA - BR
17.07 - FESTIVAL DE INVERNO - BELO HORIZONTE - BR
22.07 - MARULA - BARCELONA - ES
24.07 - MILHÕES DE FESTAS - BARCELOS - PT
25.07 - SINSAL SON ESTRELLA GALICIA - SA SIMON - ES
28.07 - FMM FESTIVAL - SINES - PT
30.07 - IMAGINA FUNK- JAEN - ES
31.07 - TEMPO LATINO - VIC FEZENSAC- FR
02.09 - FESTIVAL D'ILE DE FRANCE - PARIS - FR

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©