Congresso Nacional comemorá aniversário da UFBA

sábado, 9 de abril de 2016

Congresso fará sessão especial para comemorar 70 anos da UFBA
ufba
Há 70 anos a Universidade Federal da Bahia (UFBA) construiu uma importante e arrojada trajetória na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento, na vida acadêmica, cultural e social do Estado Bahia. Para comemorar este protagonismo que a UFBA desempenhou de forma eficaz e solitária, os senadores baianos Lídice da Mata e Valter Pinheiro, com outros senadores, solicitaram a realização de uma sessão especial no Congresso Nacional para comemorar os 70 da UFBA.
O pedido foi aprovado na noite de terça-feira (4/4) pelo Plenário do Senado e a homenagem será realizada no próximo dia 4 de julho. “Para nós baianos, mais do que um ato de reconhecimento aos seus legados intelectuais, científicos, tecnológicos e artísticos é, também, um ato de amor à nossa primeira universidade, por onde várias gerações passaram profissionalmente para “enfrentar a vida lá fora”, enfatiza a senadora na sua justificativa.
História - A UFBA foi instalada em Salvador em 1946. Seu primeiro reitor, professor Edgar Santos, oriundo das elites tradicionais da Bahia, permaneceu à frente da recém-criada universidade até o ano de 1961, surpreendendo os baianos pelo pioneirismo de suas iniciativas arrojadas, em que se destacavam a criatividade e inovação do seu reitorado. Essas iniciativas influenciaram fortemente os cenários culturais, sociais e artísticos da cidade, que ganhou notoriedade nacional e internacional pela alta qualidade dos trabalhos, em várias áreas, desenvolvidos na UFBA. Como reitor, criou o Hospital das Clínicas da Universidade – que hoje tem o seu nome. Provocou uma “revolução” cultural no Estado, com a criação das primeiras escolas superiores de Música, Teatro e Dança do Brasil, instalou o Museu de arte sacra da UFBA, um dos mais importantes do País.
Além de Lídice e Pinheiro, assinam o requerimento para a realização da sessão especial os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG), Donizeti Nogueira (PT-TO), Lasier Martins (PDT-RS) e Ricardo Franco (DEM-ES).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©