Simpósio sobre nutrição e obesidade acontece em Salvador

quinta-feira, 24 de março de 2016


Simpósio discute nutrição e obesidade nos próximos dias 1º e 2 de abril


A importância da mastigação; psicologia para o emagrecimento; terrorismo nutricional; obesidade infantil e o papel da família; comportamento humano e obesidade; o comer intuitivo; cirurgia bariátrica; sexo e obesidade; novas possibilidades na relação com a comida; promoção de novos hábitos; baixa adesão dos pacientes obesos aos exercícios físicos. Esses e vários outros temas importantes serão discutidos no III Simpósio de Nutrição e Obesidade, nos dias 1º e 2 de abril, no Auditório Adélia Carvalho do Hospital Português, em Salvador. O evento, promovido pelo NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade), é dirigido a profissionais  e estudantes de saúde e vai reunir nutricionistas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, fisioterapeutas e assistente sociais. Informações: http://www.ntco.com.br/
Em sua terceira edição o Simpósio terrá como tema central "Obesidade e Comportamento". "A tendência mundial é analisar o indíviduo de forma global, investigar a relação entre a alimentação, o comportamento e a etiologia da doença", explica a nutricionista Claudia Daltro, presidente do Simpósio.
"Vivemos hoje a era do terrorismo nutricional, não podemos mais comer pão com manteiga, café com leite e a dupla feijão com arroz, que já foi tão importante em nossa alimentação, não faz mais parte dos cardápios dos nutricionistas", diz Claudia Daltro. Apesar de todos os esforços da sociedade e dos profissionais de saúde, a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 52,5% dos brasileiros estão com excesso de peso e 17,9%  da população está obesa.  A situação é preocupante, pois o excesso de peso é fator de risco para inúmeras doenças sérias, como hipertensão, câncer, diabetes, osteoartrite, e distúrbios como a apnéia do sono, distúrbios menstruais (infertilidade) e hipercolesterolemia (colesterol alto), dentre outros.







0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©