Orquestras cantam Salvador

sexta-feira, 18 de março de 2016


ORQUESTRAS FAZEM SHOW EM HOMENAGEM A SALVADOR

O show “Orquestras Cantam Salvador” tem 90 músicos, repertório especial e música especialmente composta para a data


As orquestras Fred Dantas, Zeca Freitas e Paulo Primo vão celebrar os 457 anos de Salvador com apresentações no Festival da Cidade, no dia 10 de abril, sexta-feira, a partir das 18h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Serão mais de 90 músicos realizando o show intitulado “Orquestras Cantam Salvador”. O maestro Paulo Primo, sentindo-se honrado e inspirado, compôs uma música para o momento, a “Amor em Salvador”, que claro, será executada no show. Já o maestro Zeca Freitas já adiantou que está montando um repertório que fale da capital baiana. Para o show o maestro Fred Dantas apresentará um novo arranjo para o Hino à Cidade do Salvador, de Oswaldo José Leal, que vai incorporar o ritmo samba-reggae, e a música “Giboeirinha”, do maestro Carlos Lacerda. Lacerda permanece como um dos maiores símbolos da música rebuscada e genuinamente soteropolitana, enquanto “Giboeirinha” se tornou patrimônio da cidade, desde quando abria diariamente, nos anos 60, o programa Piano ao Cair da Tarde, na jovem TV Itapoan, Canal 5”. A programação do Festival da Cidade começa no dia 27 de março e segue até o dia 3 de abril. Música, teatro, dança, poesia, fotografia, gastronomia, artesanato, esportes integram o festival, que envolverá cerca de dois mil artistas, 100 eventos e seis palcos montados em Itapuã, Jardim de Alah, Rio Vermelho, Barra, Ribeira e Paripe.

Sobre a Orquestra Paulo Primo – Fundada em 2000, a Orquestra Paulo Primo se especializou em interpretar os maiores sucessos da música popular brasileira, e em especial da música da Bahia! Em 2001 a orquestra lançou o CD " Bahia de Todos os Ritmos", fazendo uma homenagem a um gênio brasileiro da sanfona, Sivuca. Este CD foi lançado na edição do programa de Tom Tavares "Outros Baianos - Orquestra Paulo Primo" e pode ser apreciado também no vídeo ao vivo do XIII Festival de Música Instrumental da Bahia: https://youtu.be/vj07j8MjSbo - Capoeira Poeira. Em 2010, a orquestra registrou em DVD com qualidade de imagem HD e áudio profissional o show ao vivo na comemoração dos 10 anos da ABAPA, podendo ser apreciado no youtube com uma adaptação para a música " Mãe Iracema" do gênio Brasileiro Moacir Santos: https://youtu.be/PPtWKhBYQwY. Em seu currículo a orquestra acumula inúmeras apresentações, destacando-se entre elas; Carnaval 2016 na Praça Pedro Arcanjo Pelourinho, Carnaval 2015, Axé Orquestrado, que reuniu mais de 100 mil pessoas no Farol da Barra, Forró Orquestrado 2015, (Teatro Rubi, no Hotel Sheraton da Bahia), Comemoração dos 10 anos da ABAPA ( Segundo maior produtor de Algodão do Brasil na cidade de Barreiras), World Security Congress ( Congresso Internacional reunindo mais de 20 Países no Hotel Othon), XIII Festival de Música Instrumental da Bahia ( Teatro Castro Alves), Reveillon no Eco Resort Praia do Forte!

Paulo Primo é natural de Salvador. Iniciou as aulas de piano em 1970 aos 10 anos de idade com a Professora Flor de Liz Moreira. Em 1979 foi aprovado pelo maestro Lindemberg Cardoso para o curso de Composição e Regência da Universidade Federal da Bahia. Em 1991 estudou arranjo com o maestro Sergio Souto com técnicas de arranjo da Berkeley School. Na década de 80, participou das orquestras de Vivaldo Conceição e Fred Dantas e fundou em 1995 a Orquestra 10 em parceria com o maestro Zeca Freitas. Atuou com inúmeros artistas de prestigio do cenário nacional, entre eles o Grupo Garagem, Paulinho Boca de Cantor e Margareth Menezes. Como instrumentista atuou por todo o Brasil, Europa e América Latina. Atua no carnaval de Salvador desde 1984.

www.orquestrapauloprimo.blogspot.com

Sobre a Zeca Freitas e Orquestra – Fundada em 1997, nos últimos vinte anos a Zeca Freitas e Orquestracoleciona memoráveis apresentações no Pelourinho, na Praça Municipal, eventos para grandes empresas como a Petrobras, Odebrecht, apresentações no interior do estado e em outros estados. Integrou o musical “República Tabaris” no Teatro Gregório de Matos em 1998, com patrocínio da Petrobras, no Teatro Glauber Rocha, numa temporada de um ano, sendo vista por vinte mil pessoas.Zeca Freitas criou e produz desde 1980 o Festival de Música Instrumental da Bahia, hoje já na sua 22a edição, que deve acontecer em junho de 2016 no Teatro Castro Alves. Zeca Freitas fundou em 1997 a Orquestra “A Fina Flor”, formada pelos melhores instrumentistas da cidade. Esta Orquestra acompanhou Hermeto Pascoal e o Maestro Duda do Recife em edições do Festival Instrumental. Em dezembro de 2011 Zeca Freitas e sua nova “Orquestra de Todos os Santos”, com composições próprias, se apresentou no 17ª e no 18o Festival Instrumental tendo lançado um DVD deste show.

Zeca Freitas - zecatf@gmail.com www.zecafreitas.com.br www.festivalinstrumental.com.br

YOU TUBE Zeca Freitas – Orquestra de Todos os Santos
Facebook Zeca Freitas – Videos
Sound cloud- Zeca Freitas - Audio

Sobre a Orquestra Fred Dantas – O maestro Fred Dantas criou desde os anos 1980 um modo novo de se fazer orquestra, que recebeu desde então plena aceitação do todos os públicos: um grupo capaz de tocar praticamente todos os estilos de música.Em uma primeira parte, sempre se iniciando com uma composição própria, são apresentados os estilos clássicos que celebrizaram as melhores orquestras do mundo: jazz, boleros, rumba e sambas. Em uma segunda parte a orquestra FredDantas faz uma releitura, com arranjos exclusivos e bem acabados, de diversos estilos atuais, com enfoque no repertório afro-baiano e na música dançante mundial.Essa fórmula tem rendido ao grupo uma carreira longa e tranquila, com apresentações de sucesso principalmente na capital da Bahia, mas também visitando outras capitais e diversas cidades do interior. São memoráveis suas aparições habituais no Pelourinho, no Carnaval nos bairros de Salvador, na Micareta de Feira, no Baile da Independência, no Reveillon do Catussaba Resort e mais recentemente no Axé Orquestrado que abriu o Carnaval 2015.

Todo esse trabalho tem sido registrado em uma série de CDs: Dança de Salão e outras Bahias, Orquestra FredDantas na TVE, A Grande Sanfona (só com músicas relacionadas ao São João), Fred Dantas - o Baú de Perfilino e o DVD “Eu, Roberto Carlos e as Baleias”.Um dos aspectos significativos da Orquestra Fred Dantas é que ela é uma instituição musical da cidade. Emprega tradicionalmente certo número de músicos profissionais advindos dos projetos sócio-musicais do maestro e por outro lado serve como local de atuação para diversos músicos militares em trânsito pela Bahia. Seus ensaios sempre acontecem independente da existência ou não de contratos à vista.

Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro – 71 98896-5016


0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©