Câncer da mama em discussão na comemoração do Outubro Rosa

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mamografia gratuita, aconselhamento médico, palestras, encontro, corrida e uma série de atividades marcam as comemorações do Outubro Rosa

 Outubro é o mês de mobilização mundial para prevenção do câncer de mama, o segundo tipo de tumor maligno mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Para comemorar o Outubro Rosa, uma série de ações vão ser realizadas com o objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção. Nos dias 3 e 9, o Núcleo da Mama vai atender pacientes do sexo feminino, gratuitamente, para a realização do exame de mamografia. O atendimento será realizado através de agendamento prévio que deverá ser feito unicamente, nos dias 1º e 8, das 14 às 18 horas, pelo telefone (71)  3353-4422.  Poderão se inscrever para o exame mulheres com mais de 40 anos que tenham feito o último exame há mais de um ano. Serão oferecidas 50 vagas. As pacientes que tiverem alguma alteração na mamografia vão ainda poder agendar uma consulta com um mastologista, que dará a orientação inicial e encaminhará as mesmas para realização de biópsia ou tratamento na rede pública.

A mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que é o único exame capaz de detectar um tumor com menos de um centimentro. Deve ser feita, preventivamente, a partir dos 40 anos de idade todo ano. “Quando há algum caso de câncer de mama na família, avó, mãe, tia ou irmã, a mamografia deve ser feita, anualmente, a partir dos 35 anos de idade”, recomenda mastologista César Machado, um dos diretores do Núcleo da Mama.

Durante todo o mês de outubro, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) e o Núcleo da Mama estarãorealizado ações em parceria com o objetivo de chamar a atenção da população para a causaAs duas clínicas estarão iluminadas de rosa e disponiblizarão panfletos com dicas de saúde para instituições que tenham interesse de aderir à campanha. “A informação é uma grande aliada na luta contra o câncer de mama. Manter um peso saudável, praticar atividade física, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso são fundamentais na prevenção da doença”, esclarece a oncologista Luciana Landeiro, do NOB: As duas clínicas também vão disponibilizar especialistas para palestras sobre prevenção do câncer em empresas e instituições interessadas.

Para promover um estilo de vida saudável, no dia 17, o NOB realiza a terceira edição da Corrida Outubro Rosa, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, com o objetivo de chamar a atenção para o combate ao câncer de mama. Serão cinco quilômetros de corrida e três de caminhada no Kartódromo de Ipitanga, a partir das 7h30. As inscrições podem ser feitas mediante a doação de duas latas de leite, que serão encaminhadas às instituições Nacci e Casa Solange Fraga, que apoiam o combate ao câncer infantil. Informações através do e-mail comunicação@nob-ba.com.br ou telefone (71) 4009-7059.

O NOB também promove, no dia 20, às 14 horas, o “1º Encontro para Mulheres - um novo olhar sobre o câncer de mama”, evento gratuito aberto a pacientes e seus acompanhantes.  No encontro, as participantes terão sessão de alongamento, vivências, palestras sobre alimentação saudável e sobre a retomada da vida profissional, dicas de moda e de maquiagem e amarração de turbantes. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail comunicação@nob-ba.com.br ou telefone (71) 4009-7059.

Outubro Rosa é um movimento internacional criado na Califórnia, em 1997, e que se propagou pelo mundo com a iluminação de monumentos públicos na cor rosa, a exemplo da Torre de Pisa, na Itália, e do Arco do Triunfo, na França. A campanha conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas em prol da conscientização de mulheres para a prevenção do câncer de mama.

 Programação 
Dia 14/10 – às 19h30 - Evento cientifico sobre câncer de mama (dirigido a médicos mastologistas, oncologistas, cirurgiões) Local: Auditório do NOB (Avenida Ademar de Barros, 123, Ondina)

Dia 17/10, às 7:30 – Corrida Outubro Rosa Local: Kartódromo de Ipitanga (Lauro de Freitas)

Dias 19 e 26 de outubro – às 14 horas - Oficinas de beleza e automaquiagem do projeto internacional “De Bem com Você - a Beleza contra o câncer” (Look Good Feel Better) Local: Auditório do NOB (Avenida Adhemar de Barros, 123, Ondina)

Dia 20/10, às 14 horas - 1º Encontro para Mulheres – um novo olhar sobre o câncer de mama  (dirigido a pacientes com câncer) Local: Auditório do NOB
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail comunicação@nob-ba.com.br ou telefone (71) 4009-7059.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©