Última semana de inscrição no CURSO HISTÓRIA DA BAHIA

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Última semana de inscrição no CURSO HISTÓRIA DA BAHIA – aulas acontecem de agosto a novembro, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (com apoio da Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Cultura)

Encerra neste domingo(23), as inscrições para o curso CURSO DE HISTÓRIA DA BAHIA.  Promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com apoio da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon, as aulas serão ministradas pela professora doutora Antonietta D´Aguiar Nunes, e acontecem uma semana por mês, entre agosto a novembro, com carga horária de 70 horas.
Durante o curso serão debatidos temas como a Pré História Brasileira e Baiana; capitanias hereditárias; primeiros engenhos; o séc. XVIII baiano: ouro em Rio de Contas e Jacobina; Revolução dos Búzios; a província da Bahia do sec. XIX; a Bahia republicana; revolução de 1930 e a chamada Era Vargas, dentre outros.
Em 2013, durante a terceira edição do encontro, o IGHB lançou, com o apoio da Bahiatursa, o livro “Conhecendo a História da Bahia – da pré-história a 1815”, de autoria da historiadora Antonietta D´Aguiar Nunes. A publicação referiu-se ao período que vai desde a pré-história nas terras hoje consideradas Brasil, a chegada dos europeus, a colonização chegando até a elevação do Brasil a Reino Unido aos de Portugal e Algarves numa comunidade lusófona de nações. O segundo volume, Conhecendo a História da Bahia no período monárquico (1815-1889), com previsão de lançamento em novembro, refere-se ao período monárquico, abrangendo o Brasil Reino e o Brasil Império até a Aclamação da República na Bahia, uma das últimas províncias a aderir ao novo regime de governo: 1815 a 1889.
Estão sendo oferecidas 180 vagas. A taxa de inscrição é R$ 50,00 (cinquenta reais) e pode ser feita na sede do IGHB - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade. Mais informações no tel. 71 3329 4463 e www.ighb.org.br
SOBRE A COORDENADORA: Antonietta D´ Aguiar Nunes é instrutora e coordenadora do Curso de História da Bahia desde 2011. Graduou-se em História em 1963 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ufba. Residiu em São Paulo onde fez a Pós-Graduação em Arte e Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, lecionando História na Pontifícia Universidade Católica e na Faculdade Prof. Carlos Pasquale. Retornando a Salvador, ensinou História da Bahia na Faculdade de Turismo da profª Olga Mettig e ingressou na Faculdade de Educação da UFBA para dar aulas de História da Educação, como professora substituta e depois concursada, onde fez o Mestrado e o Doutorado. Foi ainda Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia, desde 1981 até quando se aposentou em 2011.

SERVIÇO O que: Curso de história da Bahia
Quando: agosto a novembro de 2015 (quatro módulos)
Coordenadora e Instrutora: Antonietta D´Aguiar Nunes Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia por 30 anos e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.
Valor: R$ 50,00 (cinquenta reais) Carga horária: 70 horas
Inscrição presencial: Avenida Joana Angélica, 43- Piedade Site: www.ighb.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©