Seminário sobre a História dos Transportes da Baía

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Gabinete Português de Leitura promove seminário sobre a História dos Transportes da Baía de Todos os Santos 

O Gabinete Português de Leitura promove de 5 a 7 de agosto, o I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DOS TRANSPORTES. O encontro marca o momento da criação do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na Bahia de Todos os Santos e é dedicado às pessoas que se interessam pela geologia, geografia e história dos terminais, vias e meios, na BTS.
Na tarde do dia 5, o GPL fará uma reunião aberta apenas para as principais instituições públicas e privadas sediadas à beira da Baía de Todos os Santos, isto é, no seu recôncavo, para constituir o corpo consultivo do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na BTS.
Essas instituições, sem obrigação onerosa, irão orientar a rota do ESCRITÓRIO na sua proposta de investigar, guardar e divulgar a memória geológica, geográfica e histórica dos transportes na Baía de Todos os Santos, sempre em busca do diálogo e da cooperação interinstitucional, isto é, da formação de conselhos para que o escritório se materialize e funcione sob a orientação de tais instituições.
Com isso, pretende-se guardar a história dos barcos, dos animais de montaria e carga, dos carros, dos trens e da infraestrutura de estradas, portos e aeroportos na zona de influência da BTS. A iniciativa do memorial servirá para subsidiar pesquisas de estudantes, especialistas e instituições, assim como a comunidade baiana, ao tempo em que dotará a cidade de Salvador e o Recôncavo de uma sala de exposições para a visitação pública, inclusive de turistas, que terão também um modelo reduzido da Baía de Todos os Santos, em área externa, com o seu relevo geomorfológico (submerso), hoje só conhecido pelos peixes e mergulhadores que nadam nessas águas.
A data escolhida para esse encontro é a do primeiro voo do primeiroaeróstato do mundo, devidamente documentado, realizado em Lisboa pelo Padre Bartholomeu Lourenço de Gusmão, mas inventado em Belém de Cachoeira, no recôncavo baiano.
Se no dia 5, o evento será feito apenas para convidados institucionais á sessão de fundação, nos dias 6 e 7 será aberto ao público. Para esses dois dias, as inscrições, gratuitas, darão direito a certificado e poderão ser feitas pelo e-mail:  gplsavador@gmail.com.
 
Acompanhe a programação:
5 de agosto, às 15 horas - apenas para instituições convidadas
Criação do escritório de investigação e memória dos transportes na Baía de Todos os Santos
6 de agosto, às 17h – sessão aberta ao público
A elevação da água do Riacho Pitanga para o seminário de Belém de Cachoeira, realizada por invenção do menino Bartholomeu Lourenço no século XVIII
Palestra dos professores Artur Caldas Brandão e Adinoel Motta Maia, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia

7 de agosto, às 17 horas
O Aeróstato inventado pelo menino Bartholomeu Lourenço no seminário de Belém de Cachoeira e mostrado ao mundo em Lisboa, em 5 de agosto de 1709
Palestra do professor Adinoel Motta Maia

Será entregue certificado de frequência a professores de nível médio e a estudantes de nível universitário que se inscreverem pelo telefone 3329-3060 e comparecerem às duas palestras abertas ao público.

SERVIÇO I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DOS TRANSPORTES
5 a 7 de agosto Gabinete Português de Leitura Praça da Piedade, s/n www.gplsalvador.com.br 71 3329 3060

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©