Sandra Popoff lança o livro O Cocuruto da Cacatua

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Autora autografa obra direcionada ao público infantil no dia 15 de agosto, sábado, na Praça das Artes do Campus da Ufba, Ondina. Projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Literatura 2014 da FUNCEB, unidade Secult-BA

A escritora e poetisa Sandra Popoff lança, no dia 15 de agosto, sábado, O Cocuruto da Cacatua, seu 13º livro infantil. O evento acontece na Praça das Artes, no Campus da Ufba de Ondina, das 15h às 20h. A obra foi contemplada pelo Edital Setorial de Literatura 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e traz como cenário a Lagoa do Abaeté e a figura da lavadeira, retratados com um texto poético que incentiva as crianças a cuidarem do meio ambiente e a amarem a Bahia.

Nas suas histórias Sandra Popoff busca sempre destacar a sensibilidade que há no cotidiano e na responsabilidade ética e social do ser humano. Por isso, em O Cocuruto da Cacatua ela apresenta uma ave estrangeira que, ao visitar a Bahia, se encanta com a Lagoa do Abaeté. A cacatua passa a morar numa casa vizinha à da lavadeira Teté e conhece a cultura do local através das tradições e músicas. Um dia, passeando próximo à lagoa, a cacatua é surpreendida por um saco de lixo que voa em sua direção e suja o seu cocuruto. Aflita, ela procura a lavadeira Teté, que a ajuda a ficar novamente limpinha. Ao longo da história as personagens dançam, cantam e tiram selfies em pontos turísticos de Salvador, deixando a mensagem de que, quando se ama uma cidade, cuida-se bem dela.
De acordo com a autora, o processo de criação da história envolveu os seus sentimentos de carinho e valorização pela Bahia. Popoff é gaúcha radicada no estado e está "sempre trabalhando pelo bem desta terra". Para ela, a literatura infantil tem papel fundamental para o desenvolvimento cultural das crianças. "Não se forma um cidadão sem leitura. A experiência que uma criança adquire com os livros nunca é perdida, pois a literatura abre as portas do coração para que a mente seja iluminada", afirma. A escritora também realiza diversas visitas às escolas do país através do Projeto Literário Alfabetizando a Emoção, pelo qual conversa com as crianças sobre o mundo mágico da ficção literária.
Dentre os livros publicados por Sandra Popoff estão: Zuluê - A Galinha ReluzenteMar Sem LeiNova Vida, MargaridaTodo Leão Precisa Ter um Sábio CoraçãoA Gata Gaiata e Os Bichos PoetasBrincar é um Jeito de AprenderPé de Palhaço, Pé de BailarinaO Preço de um Sonho, com o qual ganhou o Prêmio Lauro de Freitas de Literatura no ano de 2012. O Cocuruto da Cacatuatem edição bilingue e as ilustrações são assinadas pela artista visual, professora, ilustradora e musicista Talita Gracille.

 Serviço: Lançamento do livro O Cocuruto da Cacatua 
Onde: Praça das Artes (Campus Ondina/ Universidade Federal da Bahia, frente Biblioteca Central)
Quando: 15 de agosto, sábado, 15h às 20h Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: 71 9137-9987|sandrapopoff@hotmail.com | www.sandrapopoff.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©