Cultura Espanhola e Hispano-americana em destaque no Cervantes

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Com entrada franca, evento movimentará o Instituto Cervantes a partir de amanhã, 5 de agosto

Começa nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, no Instituto Cervantes de Salvador (Ladeira da Barra), a Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana. O objetivo é promover o intercâmbio e a informação sobre produções culturais de países como Espanha, Cuba, Argentina e Uruguai, tendo como traço comum o idioma espanhol. A programação ocorrerá até o dia 8 de agosto, sábado, sempre com entrada gratuita.

Desta vez, um dos focos principais do evento será a arte cinematográfica, com exibição de filmes importantes da cinematografia recente desses países, associada a palestras e apresentações de dança e música.  No dia 5 de agosto, às 17 horas, no Auditório do Cervantes, a programação terá início com o Dia de Cuba, que inclui a exibição do filme El Benny, produção cubana baseada na vida e carreira do músico cubano Benny Moré. O filme se concentra no começo dos anos 1950, quando Moré deixa a orquestra Duany e inicia sua própria Banda Gigante. Mostra seus excessos de álcool e sexo e esforços para alcançar o sucesso. Inclui versões novas de suas músicas interpretadas por músicos como Chucho Valdés, Juan Formell, Haila e Orishas.

Após a exibição, haverá palestras do cantor cubano radicado na Bahia Alexey Martinez sobre a figura de Benny Moré, e também do professor Carlos Felipe da Conceição Pinto, chefe do Departamento de Letras Românicas do Instituto de Letras da UFBA e presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia sobre o tema: “El español de Cuba en el ámbito panhispánico”.

No dia 6 de agosto, Dia da Argentina, haverá a exibição da comédia “Luna de Avellaneda” (Clube da Lua) , dirigida por Juan José Campanella, mesmo diretor do consagrado “O Filho da Noiva”.O filme, que será exibido às 17 horas, é ambientado num conhecido clube de dança de Buenos Aires que conheceu a decadência a partir do anos 1990, depois de um passado de glória. Seguindo-se à exibição, às 19h30, haverá uma palestra da especialista María del Carmen López Prata, autora do livro "Um Passeio pela História do Pensamento Filosófico do Ocidente", sob o tema: “Estética e pensamento na cultura argentina”.

No Dia do Uruguai, 7 de agosto, às 17 horas, a programação trará o filme ´Whisky” , dirigido Juan Pablo Rebella / Pablo Stoll, que fala da relação de um homem de 60 anos e sua família, pontuada por uma forte competição entre irmãos. Após o filme, está programada, às 19h, uma palestra e ‘bate-papo’ com o Prêmio Nacional de Literatura Uruguaia em 2014, Martín Bentancor. Em seguida, às 20h30, haverá uma apresentação de tango com os bailarinos Faustina e Marcos.

Finalmente, no dia 8 de agosto, Dia da Espanha, o programa tem início às 14h30, com a exibição do documentário “El milagro de Candeal”, uma incursão realista do cineasta espanhol Fernando Trueba (ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993) sobre os processos de reconstrução física e cultural do bairro do Candeal Pequeno, em Salvador, iniciativa do músico baiano Carlinhos Brown.Haverá ainda nesse dia, às 17 horas, uma apresentação de dança pelo renomado bailarino espanhol Asier Zabaleta, com a coreografia: “Adios a los que hábeis ido”, seguida de palestra do próprio Zabaleta.

Encerrando a programação da Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana acontecerá ainda uma apresentação do cantor argentino Juan Ignácio Azpeitia, que realizará o show “Tributo a Joaquin Sabina e Joan Manuel Serrat”, dois dos artistas espanhóis mais importantes dos últimos 50 anos, interpretando suas canções mais conhecidas.

Serviço: Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana Período: 4, 5 e 6 de agosto
Instituto Cervantes de Salvador/ Avenida Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra.
Entrada franca.Informações: Tel.3797 4667

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©