Coreógrafo espanhol Asier Zabaleta no Instituto Cervantes

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O artista está em Salvador por intermédio do programa de residências artísticas do Núcleo Viladança

Neste sábado (08/08/15), o Instituto Cervantes promove o encerramento da Semana da Cultura Espanhola e Latinoamericana: Espanha. Dentro da programação, que inclui exibição de filmes e shows musicais, o coreógrafo espanhol Asier Zabaleta apresenta o espetáculo solo de dança “Adiós a los que os habéis ido”. A apresentação começa às 17h no pátio do Instituto Cervantes, e é seguida por um bate-papo com o coreógrafo. A entrada é franca.

“Adiós, a los que os habéis ido” é um cumprimento de despedida para todas as pessoas que perderam a vida durante o conflito vivido no País Basco durante os últimos 40 anos. Inspirado no AURRESKU - dança tradicional basca realizada como reverência - este trabalho pretende ser uma homenagem direcionada a todos estes indivíduos cuja vida foi arrebata durante o conflito, independente da ideologia ou posição de cada um. Um olhar contemporâneo ao AURRESKU, tanto do ponto de vista musical como coreográfico, para lembrar que não podemos deixar que um conflito como aquele volte a acontecer nunca mais.

“Viladança em Residência”
Asier Zabaleta está em Salvador desde julho de 2015 a convite do Núcleo Viladança para ministrar a segunda fase do programa de residências artísticas promovidas pelo núcleo, intitulado “Viladança em Residência”. Com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre artistas baianos e estrangeiros, a ação visa estimular a prática em processos de criação e dança contemporâneas. Para tanto, convida coreógrafos internacionais com ampla trajetória no universo da dança para conduzir o processo criativo junto a dançarinos baianos.

O projeto de residência tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e de O Boticário na Dança, através da Lei Rouanet, e é realizado pela Manga Rosa Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal - Pátria Educadora. O Núcleo Viladança é dirigido pela coreógrafa Cristina Castro e conta com o patrocínio da Petrobras para a manutenção das suas atividades, além do apoio institucional do Teatro Vila Velha.

SERVIÇO Asier Zabaleta | “Adiós a los que os habéis ido” (espetáculo solo de dança)
Dia 08 de agosto de 2015 (sábado), às 17h Entrada franca
Local: Pátio do Instituto Cervantes (Av 7 de Setembro, 2792, Ladeira da Barra)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©