Bahia será representada no 22° FNT com o espetáculo Joelma

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto cênico baseado em fatos reais e que tem apoio da FUNCEB será encenado no evento que acontece em Guaramiranga, Ceará, em setembro

 Com o tema O Lugar do Teatro, o 22° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga acontecerá de 05 a 12.09, na cidade serrana cearense. O evento tem acesso gratuito e as ações ocorrem em espaços diversos, como o Teatro Rachel de Queiroz, praças e escolas. Entre mostras, debates, oficinas, cortejos e outras atividades, está o espetáculo baiano Joelma, do grupoTerritório Sirius Teatro, apoiado pelo edital setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Todas as noites entrarão em cena os mais diversos gêneros teatrais, para públicos de todas as idades, nas Mostras Nordeste, Nordeste Universitária, FNT para Crianças, Palco Ceará, Ceará Convida e Palco Giratório/Sesc. O espetáculo Joelma será apresentado na Mostra Nordeste, carro-chefe do festival, dia 05. A peça é oriunda de um projeto de audiovisual de curta metragem e já participou de vários festivais de cinema, recebeu o prêmio Myriam Muniz de Teatro 2014, foi indicada ao prêmio Braskem na categoria ator em 2013 e recebeu prêmios de júri popular.

A montagem conta a história da inadequação de uma mulher, nascida no corpo de um homem. Nos 30 anos que vive no sul do país, muda seu corpo e realiza a cirurgia de redesignação sexual e, por fim, retorna para Ipiaú (BA), sua cidade natal. “Tenho uma relação pessoal de carinho com Guaramiranga. É o quarto espetáculo que apresento nesta cidade tão bonita, pequena, com dois teatros e que abriga um festival muito importante, que é o Festival Nordestino de Teatro. Para a gente é muito importante estar no rol dos espetáculos selecionados e representando a Bahia”, considera o diretor, autor e ator de Joelma, Fábio Vidal.
  
O FESTIVAL – No mesmo dia da apresentação de Joelma será encenado o espetáculo A Casatória C'a Defunta, da Cia Pão Doce, do Rio Grande do Norte. Na Mostra, além do projeto baiano, outro drama real é Frei Tito: Vida, Paixão e Morte, do grupo cearense Formosura, que documenta a trajetória do ideário religioso cearense que militou contra a ditadura militar.

Com toda a programação gratuita, o FNT 2015 é realizado pela AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Conta com Patrocínio da Oi e tem apoio cultural do Oi Futuro, Fecomércio/Sesc – CE e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretarias da Cultura e Turismo e Theatro José de Alencar. A programação completa do festival está disponível em:www.agua.art.br.

 SERVIÇO: 22º FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – De 05 a 12 de setembro de 2015 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. Sites: www.agua.art.br.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©