Matilde Matos lança DVD

terça-feira, 7 de julho de 2015

DVD "Matilde Matos: a Arte do Silêncio" será lançado no MAB, dia 8 de julho

Na próxima quarta-feira, dia 8 de julho, às 19h, o Museu de Arte da Bahia, em parceria com o Palacete das Artes, e espaços vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), lança o documentário em DVD "Matilde Matos: a Arte do Silêncio". Trata-se de uma homenagem a jornalista e, principalmente, crítica de arte, que impulsionou a carreira de novos artistas e referendou os talentos antigos. O lançamento, no auditório do MAB, terá uma palestra do artista plástico e crítico de arte, César Romero, com as participações de Fernando Oberlaender, editor e idealizador do projeto, dos diretores do Museu de Arte da Bahia e Palacete das Artes, Pedro Arcanjo e Murilo Ribeiro, respectivamente.
Matilde Matos é um ícone nas artes da Bahia, dona de uma “curiosidade” pelos novos processos criativos e pela descoberta dos jovens artistas, em início de produção. O amor extremado pela sua profissão fez com que desenvolvesse o costume de visitar os ateliers da cidade para "garimpar" os jovens artistas que despontavam, e que serviam de títulos para sua coluna diária do Jornal da Bahia, a Página Quente. Matilde Matos ganhou reconhecimento nacional, sendo a única jornalista da Bahia convidada para a inauguração de Brasília nos anos 50.

Sobre o DVD - O DVD conta parte da trajetória de vida de Matilde, a partir dos relatos dos artistas e amigos entrevistados. Um misto de homenagens, lembranças e história da arte da Bahia. A produção do documentário, realizado em 45 dias, traz na sua essência a forte presença da vontade de Matilde em reconhecer os novos artistas. Na equipe: Kithi, diretora, artista plástica, empresária e produtora; Caetano Bezerra, com roteiro e áudio; Léo de Azevedo como diretor de fotografia; Claudine Toulier como coordenadora de gravação e pesquisa; Giba Conceição com autoria e direção musical e Fábio Salles como editor.
Junto com o documentário encontra-se a ARTE HERTZ de Caetano Bezerra que encontrou nas ondas do rádio a saída para disponibilizar ao público as falas, quase que na íntegra, dos artistas entrevistados.

SERVIÇO: 8 de julho, às 19h, lançamento do DVD Matilde Matos: a Arte do Silêncio
Museu de Arte da Bahia - Avenida Sete de Setembro, n° 2340 – Vitória


0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©