Duo Robatto faz apresentações gratuitas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Formado por dois dos mais conceituados músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o Duo Robatto é a estrela do próximo concerto do Música de Agora na Bahia (MAB). O MAB tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.

Com os experientes irmãos Lucas Robatto na flauta e Pedro Robatto na clarineta, o Duo levará a Salvador (no dia 9 de julho) e Cachoeira (no dia 11) toda a musicalidade, habilidade e sensibilidade que demonstram na Osba para peças de concerto muito baianas de premiados autores atuais, como Paulo Costa Lima (TRANS op. 105 - ibejis 3), Alex Pochat (2zero1) e Túlio Augusto (Segredo das Folhas), entre outros.
Como em todo concerto ou projeção sonora do MAB, o ouvinte que vier de coração – e ouvidos – abertos será recompensado com mais uma sessão da elaborada e surpreendente música de concerto contemporânea desenhada por compositores baianos e também de outros lugares do Brasil e do mundo. Uma experiência capaz de modificar todas as ideias pré-estabelecidas sobre a música e seus formatos.

Sobre o Duo Robatto:
O Duo Robatto é um conjunto de câmara que se dedica à pesquisa e divulgação do repertório para dueto de flauta e clarinete. Os irmãos Robatto sempre se preocuparam em atuar na formação do Duo durante toda sua carreira, que começou na década de 80. A dupla tem se apresentado em importantes Festivais de Música no Brasil e no exterior. Na Alemanha, frequentaram classes de música de câmara da Escola Superior Estatal de Música de Karlsruhe. Receberam também orientações na Universidade de Washington (EUA) e na Universidade de Victória (Canadá). Os irmãos também atuaram como solistas junto a grandes orquestras, como a Orquestra Municipal de Campinas, Camerata Maksud Plaza e Bahia Ensemble. Professores-doutores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lucas Robatto é o primeiro flautista e Pedro Robatto o primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Os irmãos receberam o Prêmio Braskem Arte e Cultura Bahia, além de terem sido vencedores de diversos concursos musicais, como o I Concurso Internacional de Buenos Aires para Instrumentos de Sopros. O Duo Robatto também foi reconhecido por compositores renomados que escreveram e dedicaram peças para a dupla. Salvador Ranieri, Wellington Gomes, Paulo Costa Lima e Fernando Cerqueira estão entre eles. Em 2002, o Duo Robatto lançou seu primeiro CD, pelo selo Braskem com apoio do Faz Cultura/Governo do Estado, no qual apresentam um repertório que inclui Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Beethoven, entre outros compositores.
SERVIÇO: Concerto Especial Duo Robatto Reitoria da UFBA (Salvador-BA) 09/07, 20 horas
Cine Teatro Glória (Cachoeira-BA) 11/07, 19 horas Entrada Franca

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©