Ceped no Pólo comemora 45 anos

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Criado em 1970, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped) comemora, nesta quarta-feira (8), 45 anos de funcionamento. Durante este período adquiriu credibilidade junto às entidades públicas e privadas, sendo no momento o único laboratório de análises químicas, microbiológicas e de construção civil do Governo do Estado com confiabilidade junto à sociedade.
 
Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), desde 2013, o Ceped tem a missão de desenvolver tecnologias inovadoras e prestar serviços tecnológicos em benefício da sociedade. A pasta visa revitalizar o espaço com reforma de seis galpões, futura implantação de um campus da UFBA e ampliação da Incubatec – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica Industrial.
 
A Incubatec - incubadora de cunho industrial e primeira pública do Brasil, tem atuação voltada aos empreendedores na elaboração de propostas para obtenção de recursos. A atual gestão da Secti tem promovido maior aproximação entre a Incubatec e a Áity – incubadora do Parque Tecnológico da Bahia – para garantir trocas de experiências. “Esses 45 anos significam o orgulho da instituição que começou a Ciência, Inovação e Meio ambiente em nosso Estado”, reitera Miguel Azcona, diretor do Ceped.
 
O local serviu como âncora para a instalação do Centro Industrial de Aratu e também do polo industrial de Camaçari. “O Ceped não só tem uma importância histórica imensa, como também está nos planos estratégicos do Estado para o desenvolvimento da pesquisa e inovação”, revela o secretário da Secti, Manoel Mendonça.
 
SUPORTE
O Ceped concede apoio ao INEMA na gestão da qualidade das águas das bacias hidrográficas, em 514 pontos de coleta, bem como da qualidade das praias em todo o Estado. Também emite relatórios ambientais e atende a demanda da sociedade das pequenas e médias empresas, com relação a análises laboratoriais e laudos técnicos para construção civil, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©