Filarmônicas e cultura popular no desfile do 2 de Julho

sábado, 27 de junho de 2015

Dez conjuntos musicais e três organizações culturais participam
 do cortejo que parte da Lapinha na próxima quinta-feira


Para o desfile do 2 de Julho a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBa),  programou uma série de apresentações com dez filarmônicas e três grupos da cultura popular, oriundos de diversas cidades baianas, para o desfile cívico em homenagem ao Dois de Julho (Independência da Bahia), em Salvador.
Com entidades confirmadas através da Coordenação de Música, da Diretoria das Artes (DIRART) da FUNCEB, a programação do desfile inclui as participações da Lira Popular Muritibana (Muritiba); Filarmônica Ambiental (Camaçari); Filarmônica 19 de Setembro (Ibipeba); Filarmônica Amigos da Música (Wenceslau Guimarães); Filarmônica 4 de Janeiro (Itiúba); Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D'Ávila); Filarmônica 1 º de Maio (Salvador); Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina) e Filarmônica Lyra Popular (Belmonte), Associação Filarmônica Lira Nordestina (Nordestina), além dos grupos da cultura popular baiana Samba de Roda e Maculelê Raízes de Santo Amaro; Bonecões (Mamulengo da Bahia) e Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

Com o montante de R$5.000,00 de cachê destinado para cada entidade participante nesta edição, a FUNCEB vem contribuindo para garantir a tradicional presença de manifestações musicais populares. Entre 2012 e 2014, foram investidos R$ 142,2 mil. Em 2014, dez filarmônicas e três grupos culturais participaram do evento, registrado como Patrimônio Cultural da Bahia, garantindo a representação de manifestações de diversas regiões do estado.

Sobre o 2 de Julho – É um evento registrado como Patrimônio Cultural da Bahia, garantindo a representação de manifestações de diversas regiões do estado. Na data comemorativa, o cortejo sai às 9 horas do Largo da Lapinha, em direção ao Terreiro de Jesus, com previsão de chegada para as 11h30. As filarmônicas e os grupos ficam inicialmente dispostos ao longo desse percurso, apresentando seus repertórios para o público, e, em seguida, se integram ao cortejo. As comemorações seguem pela tarde com desfile que sai às 14 horas da Praça Municipal, com destino ao Campo Grande.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©