Guitarrista sueco Ulf Wakenius em Salvador

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Em turnê internacional, Ulf Wakenius apresenta em Salvador seu novo projeto musical, no Café-Teatro Rubi, 22 e 23 de maioUlf Wakenius cafe teatro rubi

Um dos guitarristas mais criativos da atualidade, o sueco Ulf Wakenius, o fenomenal e jovem organista italiano Leonardo Corradi e o requisitado baterista francês Tony Match decidiram juntar-se em um explosivo trio e prestar homenagem a um dos mais influentes guitarristas da história do jazz: Wes Montgomery. O show cheio de groove e swing abre a Série Internacional doCafé-Teatro Rubi, com apresentações nos dias 22 e 23 de maio (sexta e sábado), às 20h30, e integra a turnê do trio por vários países. 
O norte-americano Wes Montgomery, que completaria 90 anos em 2015, definiu aquela que viria a ser a sonoridade clássica da guitarra de jazz nos anos 60, além de tornar famosa a formação guitarra, órgão hammond e bateria, reproduzida agora no show por Wakenius, Corradi e Match. A turnê denominada Wes Montgomery Tribute teve estreia mundial em fevereiro deste ano na Europa, com apresentações na Alemanha, Polônia e França. Após a temporada brasileira, que passará também por São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre, volta à Europa e, em setembro, passará pela Ásia.
No repertório, composições de Wwes Montgomery, como "Road Song", "Four on Six", "Up and at It", "Sundown", "Canadian Sunset" e "Angel", além de "Besame Mucho" (Consuelo Velázquez), "Sunny" (Bobby Hebb), Goergia on My Mind" (Hoagy Carmichael / Stuart Gorrell) e Blue n' Boogie (Dizzy Gillespie).
Ulf Wakenius (Suécia)Nascido em 16 de abril de 1958, Ulf Wakenius é um guitarrista de jazz consagrado e conhecido em todo o mundo. Entre 1997 e 2007, esteve no Oscar Peterson Quartet, o que representou a coroação de uma carreira notável. Com o duo Guitars Unlimited, no início dos anos 80, tamanho foi o sucesso em toda a Escandinávia que acabou culminando com a Melody Grand Prix 1985, visto por 600 milhões de espectadores. Pouco depois, Wakenius iniciou uma colaboração extremamente bem-sucedida e duradoura com o lendário baixista Niels-Henning Orsted Pedersen. Seus dois álbuns duo com o ícone dos graves Ray Brown, lideraram os rankings americanos do jazz. Nos últimos anos ele tem viajado o mundo com a cantora coreana Youn Sun Nah.Oscar peterson descreveu Ulf como um dos maiores guitarristas da atualidade e muitos dos guitarristas mais aclamados do jazz estão entre os fãs de Ulf, incluindo Pat Metheny, John Mclaughlin, John Scofield e Mike Stern. Grande sensação rítmica combinada com uma sensibilidade lírica extraordinária e um toque marcante, sempre mesclando melodias e groove.Leo corradi (Itália)Um dos mais talentosos organistas da nova geração italiana do jazz, Leonardo Corradi já dividiu o palco com Antonio Sanchez, Dave Liebman, Rick Margitza, Kurt Rosenwinckel, Fred Wesley, Pee Wee Ellis, ente outros. Eleito melhor Hammond player em 2010 pela revista italiana Jazzit, Leonardo conheceu Jimmy Smith no palco, há sete anos, apenas seis meses antes de sua morte. Mas o encontro foi impactante o suficiente para fazê-lo escolher dedicar sua vida ao órgão. Aos 20 anos de idade, Corradi gravou seu primeiro álbum com o grande guitarrista Peter Bernstein. Ele já excursionou pela europa e tocou em grandes clubes e festivais com Fred Wesley e Tony Match. O novo projeto com Ulf Wakenius só vem reforçar o talento promissor e o momento musicalmente brilhante que vive em sua carreira.
Tony Match (França)Tony Match é baterista e produtor musical francês. Por 15 anos ele tem trabalhado com a nata de músicos de jazz em todo o mundo, como Fred Wesley, Pee Wee Ellis, Paul Jackson, Richard Galliano e Rick Margitza, Kurt Elling, Charlie Haden, Ernie Watts, Gonzalo Rubalcaba, Randy Brecker, Lionel Loueke e Flora Purim, entre tantos outros. Tony Match compôs, produziu e mixou mais de duas centenas de gravações de grandes selos, incluindo Deutsche Grammophon e Universal Music e para os principais selos independentes da europa.

Serviço
O quê: Ulf Wakenius Trio –  The Music of Wes Montgomery
Quando: 22 e 23/05 (sexta e sábado)
Horário: 20h30
Onde: Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia
Quanto: Ticket Simples (couvert artístico) = R$ 80,00
COMPRA
Bilheteria: Café Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel
Tel: (71) 3013-1011
2ª a sábado, das 14h às 19h (em dias de apresentação, até as 20h30)
Site: cafeteatrorubi.com.br
Call Center: (71) 2626-0032
(*) Como espectador do Café-Teatro Rubi, você pode desfrutar de preços especiais no jantar do Restaurante Passeio da Vitória – Sheraton da Bahia e também taxa especial de hospedagem. Consulte a Bilheteria do Teatro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©