Vem aí o Circuito das Artes 2015

quinta-feira, 9 de abril de 2015

De 11 de abril a 10 de maio o Circuito das Artes movimenta a cena das artes visuais na Bahia realizando a sua oitava edição, que conta com trabalhos de 50 artistas e será realizada em seis espaços de exposição de Salvador: Galerias Cañizares, ICBA, ACBEU, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Palacete das Artes. No dia da abertura, 11 de abril, sábado, das 16 às 20h, coquetéis simultâneos acontecerão nos seis espaços e na Galeria do ICBA será aberta a mostra do artista referência desta edição: Sante Scaldaferri. Em cada um dos espaços os trabalhos são organizados em eixos temáticos e suas obras estarão à venda com preços abaixo dos valores do mercado e com transações comerciais realizadas diretamente entre clientes e artistas. O Circuito das Artes tem coordenação geral de Eneida Sanches e produção de Fabiane Benetti e Tetê Ferrari.

Foram 186 artistas inscritos para esta edição do Circuito das Artes, 50 deles selecionados pela curadora Alejandra Muñoz. Todos são artistas em atividade na Bahia, inscritos a partir de uma convocatória pública. Em 2015 exporão 16 fotógrafos e 34 artistas plásticos com trabalhos em técnicas bi e tridimensionais como desenho, pintura, escultura, objeto, gravura e videoarte. "O rico repertório de suportes e técnicas mostra a diversidade da produção baiana. As diferentes linguagens e temas desta edição permitem que o público conheça e acompanhe algumas das questões que ocupam o fazer dos artistas contemproâneos" diz Alejandra Muñoz. As três últimas edições dessa mostra baiana foram patrocinadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), através do Fundo de Cultura. Devido à sua visibilidade e importância dentro das Artes Visuais no estado, o projeto foi enquadrado na modalidade “Projetos Calendarizados.

Artistas selecionados para o Circuito das Artes 2015

Fotógrafos : Adriano Machado, Alba Vasconcelos, Álvaro Villela, Andrea Fiamenghi, André Souza, Andrew Kemp, Aristides Alves, Fábio Duarte, Fernando Gomes, Kitamura Hirosuke, Marcelo Reis, Márcio Lima, Neyde Lantyer, Paulo Coqueiro, Raoni Libório e Rosa Bunchaft.
Artistas visuais :Almo (Alberto Morillo), Amarildo Moreira, Artur Rios, Camila Schindler, Carolina Belmondo, Celeste Almeida, Daniela Steele & Ferna Almeida, Davi Caramelo, Eriel Araújo, Fábio Magalhães, Félix Caetanno, Florival Oliveira, Francisco Macedo (Chico), Geisiel Ramos, Isabela Seifarth, Isolda Libório, Joelma Fêlix, Jorge Galeano, Josemar Souza, Leonardo Celuque, Liege Galvão,  Maria Adair, Maria Luedy, Maria Saievicz, Miguel Cordeiro, Milena Oliveira, Nila Carneiro, Péricles Mendes, Tami Oliveira, Tanile Maria, Ully Flores e Viga Gordilho.

TRIANGULAÇÕES 2015
Com curadoria geral de Marília Panitz, durante o Circuito das Artes serão escolhidos os 15 artistas baianos para participar do Triangulações, mostra itinerante de artes visuais que nasceu como desdobramento e ampliação do Circuito e que tem como objetivo o intercâmbio entre criadores de diferentes partes do país, estimulando a circulação do debate artístico fora do eixo tradicional do Sul-Sudeste. Tendo Salvador como vértice do triângulo, é reunida a produção de três pontos do território artístico contemporâneo brasileiro, a partir de uma seleção de artistas de diferentes gerações, buscando-se identificar temáticas, técnicas e linguagens comuns e específicas. Em 2013 as cidades participantes do Triangulações foram Salvador, Brasília e Recife; em 2014 Salvador, Belém e Maceió; e em 2015 Salvador, Goiânia e Fortaleza.
A itinerância do conjunto de 45 artistas terá início em julho, por Fortaleza, segue em setembro, por Goiânia e retorna a Salvador, em novembro. Em Salvador, Marília Panitz, um dos grandes nomes de pesquisa e curadoria artística no Brasil e que já participa do projeto desde 2013, escolherá junto a Alejandra Muñoz os 15 artistas, visitará seus estúdios e ateliês, e encomendará a cada um deles novas obras, que serão expostas e circularão com o Triangulações. O mesmo será feito em Fortaleza e Goiânia onde ela compartilha a curadoria do projeto itinerante com os curadores locais em cada uma das cidades escolhidas, Bitu Cassundé (Fortaleza) e Divino Sobral (Goiânia).
Fortaleza: 
Data: 16 de julho a 16 de agosto
Local: Dragão do Mar
Curador: Bitú Cassundé

Goiânia
Data: 03 de setembro a 03 de outubro
Local: Centro Cultural UFG,
Curador: Divino Sobral

Salvador:
Data: novembro
Local: a confirmar
Curador: Alejandra Muñoz

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©