Livro sobre para combater toxicomania será relançado no Gabinete Português de Leitura

sábado, 18 de abril de 2015

O Gabinete Português de Leitura tem a satisfação de convidá-lo para o relançamento do livro "O Diário de um Psicanalisando - Aforismos de transtornos e percepções de amor", do autor Lucas Moreira. O encontro acontece dia 22 de abril, às 17h, no auditório do GPL.

A obra, editada pela Quarteto Editora, explora as mais diversas estruturas e linguagens dos gêneros textuais, tais como o aforismo, a crônica e o ensaio crítico, para dar forma aos pensamentos, reflexões e percepções do autor, nascentes durante cerca de dez anos de tratamento psicanalítico, cujo início, em 2004, se deu a partir do combate à toxicomania.

Sem endeusar a figura do psicanalista, a obra também direciona reflexões críticas às emoções, filosofias e ideologias expressas e defendidas pelo terapeuta em momentos de diálogos elucidativos sobre determinadas problemáticas trazidas a cada sessão. Assim explica o autor, na contracapa da publicação: “Independente da sensação dolorosa ou não, o adicto quer ser afetado por alguma coisa, seja ela o que for. Um murro, uma rejeição de mulher, uma demissão do emprego, uma batida em seu carro, uma doença crônica adquirida. No fundo, ele quer morrer e se conscientizar desse desejo de morte, dependendo do estágio de amadurecimento emocional e intelectual em que esteja, esse dilema lhe causa culpa ou amor fati”.

Lucas Moreira S. de Souza é Doutor pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (PÓS-CULT/UFBA) com a tese A Expressão Distópica do Cinema de Denys Arcand. Como pesquisador, tem feito progredir estudos na área da literatura e do cinema de distopia através de leituras críticas de obras literárias escritas por Aldous Huxley, George Orwell, Philip Kankred Dick, Chuck Palaniuk e de obras cinematográficas dirigidas por Fritz Lang, Ridley Scott, David Fincher e Kubrick. É Mestre em Estudos das Linguagens (UNEB-PPGEL), apresentando a dissertação Admirável Mundo Novo e Blade Runner: O Diálogo da Solidão, e graduado em Letras com Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (UNIJORGE). Tem participado com freqüência de premiações literárias, de onde vem recebendo respostas atentas em forma de Menções Especiais e Honrosas por suas crônicas e poesias.

Confira a programação do evento:
Apresentação do autor e breve fala sobre o livro e suas intenções.
Leitura da sinopse do livro e da síntese autobiográfica.
Passagem do trecho do filme O Homem Duplo, dirigido por Richard Linklater lançado em 2006, baseado no livro homônimo, de 1977, do escritor norte-americano Philip Kankred Dick.
Leitura da nota introdutória do autor acompanhada de passagem de slides em powerpoint.
Abertura para o debate e para as perguntas.

 SERVIÇO O Diário de um Psicanalisando - Aforismos de transtornos e percepções de amor", do autor Lucas Moreira
Dia 22 de abril, às 17h Gabinete Português de Leitura Praça da Piedade, Centro www.gplsalvador.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©