Festival de Ilustração e Literatura da Bahia oferece programação para crianças

quinta-feira, 9 de abril de 2015

O 2º Festival de Ilustração e Literatura da Bahia preparou uma programação dedicada para despertar a criatividade e imaginação de crianças de todas as idades. Realizado na Biblioteca Central dos Barris, de 14 a 19 de abril, o evento oferecerá gratuitamente oficinas, lançamento de livros e contação de histórias, além de exposições e atividades artísticas que podem ser acompanhadas por adultos e crianças. Para participar das oficinas, as crianças e adolescentes deverão estar inscritos previamente pelo site: http://ilustrafestival.com.br/.

A oficina Bixo do Lixo, ministrada pela artista visual Anabella López, vai aproximar crianças e adolescentes do mundo da ilustração mediante o recurso da construção de personagens, utilizando a reciclagem de cartão e embalagens, utilizando a técnica do papel machê, pintura e desenho. Serão oferecidas duas turmas, nos dias 16 de abril, às 15h e 18, às 10h.

ABiChodário é o nome da oficina com a ilustradora Ana Inês Castelli, onde crianças e adolescentes construirão seu próprio abecedário, inventando formas próprias de animais e novas espécies, numa brincadeira de estímulo à imaginação da garotada. A atividade acontecerá no dia 18 de abril,       das 14h30 às 16h30.

Outra opção da programação é a oficina MacroMicroTopo, também com Ana Inês Castelli, explorando o universo dos animais e propondo misturas entre eles, criando tamanhos inusitados e o que a criatividade de meninos e meninas permitir. A atividade será realizada no dia 17 de abril, às 10h.

No dia 16 de abril, quinta-feira, às 16h30, Rosana Reátequi fará uma narrativa de histórias “Divinas e Humanas” no Quadrílatero, da Biblioteca Central. Pais e filhos poderão também conferir exposições no local, com destaque para mostra do xilogravurista J.Borges, nome fundamental na criação gráfica do cotidiano e do imaginário fantástico do nordeste brasileiro, cujas imagens povoaram a literatura de cordel. Serão expostas gravuras, matrizes e cordéis com curadoria de Flávia Bomfim, trazendo o artista pernambucano de volta à Bahia depois de mais de 30 anos sem expor por aqui.

No Foyer do Espaço Xisto Bahia, será possível conferir o trabalho da ilustradora argentina Anabella Lopez com a exposição Livros e Sonhos, que revela a larga experiência em criação de imagens para livros infantis. É aberta para público a coleção de ilustrações originais e impressas da artista.  Seus trabalhos são reconhecidos pelo frescor e novidade que trazem a essa linguagem. A ousadia de Anabella em desconstruir formas e arriscar na combinação de cores, além de estar sempre provocando às regras de composição gráfica, é o que caracteriza o seu desenho e o que a diferencia.

Serviço Oficinas e Atividades para crianças e adolescentes do 2º Festival de Ilustração Dias 15, 16, 17 e 18 de abril

Bixo do lixo Turma 1 - dia 16 , 15 hs as 16h30 .- Turma 2 -  dia 18 10h às 11h30
Abichodário Dia 18 15h às 16h30 
Micromacrotopo Dia 17, 10h às 11h30 Público-alvo: Crianças e jovens 
Narrativa de Histórias - Rosana Reátegui : “Divinas e Humanas” Data: Dia 16 de abril Horário: 16h30

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©