Exposição inédita de relíquias comemora o descobrimento do Brasil

sexta-feira, 10 de abril de 2015

13 mapas antigos explicam, de forma criativa, a origem e formação do território brasileiro

A exposição “A História do Brasil revelada através da Cartografia”, composta por 13 mapas cronologicamente dispostos, apresenta a formação do território brasileiro no período colonial. A reunião desses documentos motiva a compreensão e transmite o conhecimento através de uma abordagem instigante. Esta é a primeira mostra do “Ciclo de Exposições Domínio Público”, que tem o propósito de transmitir informações sobre a construção da soberania política e da ordem jurídica sobre o território nacional e seus reflexos e desdobramentos na sociedade e na vida dos indivíduos e cidadãos. 

A mostra aborda, de forma clara, objetiva, didática e lúdica, as relações entre Brasil, Portugal e Espanha, narrando, por meio de símbolos, imagens, cores, escritas e desenhos primitivos, as transformações históricas, econômicas, políticas ao longo de dois séculos e meio.
A confecção de documentos cartográficos precede à escrita e a sua compreensão confere poder a quem detém o conhecimento. Por isso, com o propósito de democratizar as informações sobre a formação territorial brasileira é que esta exposição ocorre em um espaço aberto ao grande público: no Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves, de 16 de abril a 17 de maio.
A estrutura concebida para a mostra simula uma grande e diferente sala de aula composta por cartas geográficas que descrevem, de maneira reveladora e inédita, a história do Brasil. “Essas relíquias são poderosas ferramentas para a compreensão do processo de formação da soberania lusitana sobre o território do Brasil. Elas revelam a difícil arte de conciliar a correta representação do território, própria da cartografia, com a intenção política de justificar e propagar o domínio sobre esse mesmo território”, explica o escritor, pesquisador e síndico do Salvador Trade Center, Luiz Walter Coelho Filho.
Esta é a primeira exposição do ciclo, que vem possibilitar o acesso irrestrito de preciosas informações sobre a relação dos povos coloniais com o meio e a sua percepção, a necessidade de locomoção náutica na época, assim como o meio de transporte e direção utilizados no período. “Aqui, qualquer pessoa pode compreender de forma profunda e intensa como e porque o Brasil tem a atual conformação geográfica”, enfatiza Luiz Walter.

 Serviço: Evento - “O Ciclo de Exposições Domínio Público – A História do Brasil revelada através da Cartografia”
Onde - Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves, 1632
Quando - De 16 de abril a 17 de maio Acesso – Gratuito
Horário de funcionamento da exposição – Segunda a sexta, das 9h às 20h / Sábado, das 9h às 17h
Abertura oficial – 16 de abril (quinta-feira), às 18h30

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©