Academia de Letras da Bahia tem nova presidência

sexta-feira, 10 de abril de 2015

A escritora e ensaísta Evelina Hoisel tomou posse em cerimônia concorrida

Em cerimônia bastante concorrida, com presença de personalidades do mundo literário baiano, a acadêmica Evelina Holsel, professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, tomou posse ontem, quinta-feira, 9 de abril, às 18 horas, no cargo de presidente da Academia de Letras da Bahia. O cargo de vice-presidente foi ocupado pela escritora, poeta e presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Myriam Fraga. Integrando a programação, foi lançada a 53ª edição da tradicional Revista da Academia.

A solenidade também deu início ao ano acadêmico na ALB, que já no mês de abril terá como destaque a comemoração pelo centenário de nascimento do acadêmico Oldegar Franco Vieira, que foi titular da Cadeira 11, hoje ocupada pela estudiosa Yeda Pessoa de Castro. Em maio, está prevista a posse do escritor Antonio Torres e, no mês de junho, o centenário da Revista Orfeu, lançada em Lisboa no ano de 1915 e que exerceu uma notável e duradoura influência no mundo literário, inspirando movimentos de renovação da literatura portuguesa.

A nova diretoria ficará no cargo até o ano de 2017 e é integrada pelos acadêmicos Carlos Ribeiro (primeiro secretário); Ordep José Trindade Serra(segundo secretário);Dom Emanuel d’Able do Amaral e Gláucia Maria de Lemos Leal(tesoureiros); Fernando da Rocha Peres(diretor da Revista da Academia); Edivaldo Machado Boaventura(diretor da Biblioteca);Paulo Ormindo de Azevedo(diretor do Arquivo); e Paulo Costa Lima (diretor de Informática).

Primeira mulher
Em 89 anos de vida da ALB, esta é a primeira vez que uma mulher assume a presidência da casa. Evelina Hoisel é membro da academia desde 2005. Ensaísta e pesquisadora, ela é também professora e pesquisadora do Instituto de Letras e da Escola de Teatro da UFBa. Dentre suas publicações estão obras como “Supercaos: os estilhaços da cultura em PanAmerica e Nações Unidas”(1980) e”Grandes Sertões: Veredas – uma escritura biográfica”(2006). O último trabalho realizado por ela foi um estudo sobre a obra do escritor Jorge Amado: “Cem Anos Escrevendo o Brasil”, publicação de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©